Viver

Maria Mendes, a voz que conquistou Quincy Jones, actua no Festival de Jazz da Marinha Grande

19 out 2022 16:03

Salvador Sobral também está na programação do 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande, que já tem datas definidas

maria-mendes-a-voz-que-conquistou-quincy-jones-actua-no-festival-de-jazz-da-marinha-grande
A cantora portuguesa Maria Mendes já foi nomeada para os prémios Grammy
DR

A cantora Maria Mendes, uma das principais vozes portuguesas no meio jazzístico, com novo disco recentemente editado, vai actuar no 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande, que se realiza no mês de Novembro.

Com vários anos de residência nos Países Baixos, Maria Mendes tem uma sólida carreira internacional, esteve nomeada nos prémios Grammy e já mereceu elogios de figuras como o produtor Quincy Jones.

Já este ano, lançou Saudade, Colour of Love, pela Challenge Records, um álbum ao vivo em que apresenta arranjos orquestrais para temas de Close to Me, que parte do fado e do folclore português.

Close To Me, vencedor de um prémio Edison e nomeado para os Grammy e Latin Grammy, contou com o produtor e pianista americano John Beasley e com a maior orquestra sinfónica de jazz do mundo, a Metropole Orkest.

Maria Mendes, que tem experiência em palcos como o Blue Note Club de Nova Iorque ou o North Sea Jazz Festival, deverá apresentar-se na Marinha Grande, a 12 de Novembro, com o pianista Carlos Azevedo, o contrabaixista Jasper Somsen e o baterista Mário Costa.

A abertura do 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande, a 4 de Novembro, cabe ao projecto Alma Nuestra, que junta Salvador Sobral e o pianista cubano Victor Zamora, numa reinterpretação das sonoridades mais tradicionais da América Latina.

Não estarão sozinhos nem mal acompanhados: os experientes Nelson Cascais (contrabaixo) e André Sousa Machado (bateria) completam o quarteto.

Pela Marinha Grande, vão também passar Afonso Pais com um espectáculo suportado no álbum O que já Importa.

“Este trabalho corporiza o significado do blues nas suas várias manifestações em mim. Não sei o que foi começo nem qual o destino. Mas sei tudo sobre o percurso feito, e aqui conto essa história, com os pontos de referência que importam”, lê-se na sinopse.

Afonso Pais vai a palco com João Neves (voz), Nazaré da Silva (voz), Maria Luísa (voz), João Hasselberg (baixo) e João Pereira (bateria).

A 11 de Novembro, actua o contrabaixista André Carvalho, com José Soares (saxofone alto) e André Matos (guitarra), numa apresentação do disco Lost in Translation.

A busca incessante por novas sonoridades tem-me levado a descobrir e explorar algumas áreas musicais tais como a música improvisada, a música experimental e a música contemporânea dita erudita”, refere o músico na nota de divulgação.

A direcção artística do festival está a cargo do músico e maestro César Cardoso, para quem é “fundamental” o papel “que a programação deste tipo de evento desempenha na aproximação do público à música jazz de qualidade”.

O 8.º Festival de Jazz da Marinha Grande acontece de 4 a 12 de Novembro na Casa da Cultura Teatro Stephens.