Economia

Marinha Grande investe 1,5 milhões na ampliação da zona industrial

3 set 2018 00:00

A Marinha Grande vai investir cerca de 1,5 milhões de euros na ampliação da Zona Industrial da Marinha Grande (ZIMG) e na rede viária da saída norte, informou a autarquia.

marinha-grande-investe-15-milhoes-na-ampliacao-da-zona-industrial-9181

A Câmara liderada por Cidália Ferreira anunciou, em nota de imprensa, que abriu os concursos públicos para as fases 1 e 2 da ampliação, o que irá representar um investimento global de cerca de 1,5 milhões de euros. 

Com um prazo de execução de 180 dias para cada fase, a primeira intervenção da ampliação da ZIMG visa garantir uma segunda entrada e saída na zona, através da ligação da Rua da Alemanha à rotunda sul da Estrada do Guilherme, "por forma a aumentar as condições de segurança e de acesso às instalações das diferentes indústrias e facilitando os acessos para tráfego que vêm de Sul, quer seja pela A8 ou pela Estrada da Maceira ou pela EN 242, na Nazaré". 

Este projecto prevê a execução de arruamentos, construção dos passeios, ciclovia, rede de drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, rede de saneamento doméstico, rede de distribuição de gás, telecomunicações, rede de instalações eléctricas e iluminação pública, garantindo todas as infra-estruturas para o loteamento. 

A fase 2 pretende garantir a "ligação entre a Rua da Alemanha e a Rua da Finlândia, reformulando a Rua da Grécia com outro traçado, de modo a dar continuidade a este arruamento até à Rua da Alemanha e consecutivamente até à saída Sul da Zona Industrial, uma vez que a obra da fase 1 de ampliação da ZIMG vai avançar em simultâneo". 

"Este novo traçado da Rua da Grécia vai permitir dar acesso aos novos lotes previstos na ampliação da ZIMG. Este projecto prevê a reformulação da Rua da Grécia entre a Rua da Alemanha e a Rua da Finlândia, incluindo a construção dos passeios, da ciclovia, da rede de drenagem pluvial, rede de abastecimento de água, rede de saneamento doméstico, rede de distribuição de gás, telecomunicações, rede de instalações eléctricas e iluminação pública, garantindo todas as infra-estruturas para o loteamento", lê-se no comunicado. 

De acordo com informação do Município, a ZIMG abrange uma área de 66,3 hectares, dos quais 57,55 consolidam os 59 lotes existentes, sendo que 57 se destinam à implantação de indústria. Com a aquisição de 13,69 hectares de terreno é intenção do município proceder, a curto/médio prazo, à construção de novos lotes industriais. 

Actualmente e dado que o Plano Director Municipal em vigor, não permite, de forma célere, ampliar e alterar o plano de pormenor, na totalidade do terreno, uma vez que parte da área se encontra em espaço fora do perímetro urbano, não é possível ao município proceder à construção a curto prazo destes lotes industriais. 

"Considerando que parte da área que foi negociada (3.857 hectares) se insere em perímetro urbano, é possível consolidar, através de um loteamento urbano, oito lotes industriais".