Sociedade

Marinha Grande toma medidas para reabilitar centro

30 abr 2016 00:00

Munícipes duvidam da eficácia da iniciativa

marinha-grande-toma-medidas-para-reabilitar-centro-3902

A Câmara da Marinha Grande tem em marcha um conjunto de medidas de apoio fiscal para incentivar os proprietários a reabilitar imóveis no centro tradicional. Para os munícipes ouvidos pelo JORNAL DE LEIRIA, estas medidas pecam por tardias e, por si só, não chegam para incentivar os proprietários a fazer obra.

Em comunicado, a autarquia recorda que as medidas decorrem do Regulamento Municipal de Edificação e Urbanização (RMEU), em vigor desde maio de 2010, e da delimitação da ARU – Área de Reabilitação Urbana, aprovada em 2014. “De acordo com o artigo 119º do RMEU, a Câmara pode deliberar a isenção ou a redução até 50% das taxas pela realização de operações urbanísticas nas obras de reconstrução com e sem preservação das fachadas e as obras de alteração a realizar na Área do Centro Tradicional”.

No âmbito da ARU, prossegue o
município, “está prevista a isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) dos prédios urbanos objecto de acções de reabilitação, por um período de 5 anos, a contar do ano, inclusive, da conclusão das  acções de reabilitação,  podendo  ser renovada por  um  período  adicional  de  5  anos “. A ARU prevê também a isenção de Imposto Municipal sobre Transmissões nas  aquisições  de  prédio  urbano  ou  fracção  autónoma  de  prédio  urbano, destinado  exclusivamente  a  habitação  própria  e  permanente, na  primeira  transmissão onerosa do prédio reabilitado”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo