Sociedade

Marinha Grande vai ser a casa das selecções de atletismo caso Domingos Castro vença eleição à Federação

28 jul 2024 17:30

Câmara assinou compromisso com Federação Portuguesa de Atletismo

marinha-grande-vai-ser-a-casa-das-seleccoes-de-atletismo-caso-domingos-castro-venca-eleicao-a-federacao
A Casa das Selecções deverá ser construida na Marinha Grande. O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e a candidatura liderada por Domingos Castro à Federação Portuguesa de Atletismo reuniram-se, esta sexta-feira, para firmar um compromisso para a construção deste espaço na cidade do vidro.
 
“Faz todo o sentido ter esta infra-estrutura na Marinha Grande”, afirmou Aurélio Ferreira, citado numa nota de imprensa, onde Domingos Castro destacou que este dia “pode ficar para a história do futuro do atletismo nacional”.
 
Numa cerimónia que decorreu nos Paços do Concelho da Marinha Grande, a candidatura de Domingos Castro ao próximo acto eleitoral da Federação Portuguesa de Atletismo e a autarquia comprometeram-se na construção da Casa das Selecções, objectivo considerado prioritário pelo candidato Domingos Castro para o desenvolvimento do atletismo nas suas mais diversas disciplinas.
 
“Estou muito contente pela obtenção deste compromisso. A Marinha Grande sempre foi a ‘casa’ de muitos atletas de elite ao longo dos anos, que por aqui passaram para preparar as suas provas. Por isso, considero que faz todo o sentido ter esta infra-estrutura na Marinha Grande”, sublinhou Aurélio Ferreira.
 
Já Domingos Castro admitiu o "orgulho" neste compromisso. "Se ganharmos as eleições, como desejamos, teremos na Marinha Grande a nossa Casa das Selecções operacional o mais depressa que for possível. Esta data, simbólica porque marca o arranque de mais uns Jogos Olímpicos, pode ficar para a história como uma das mais importantes para o futuro do atletismo nacional.” 
 
A infra-estrutura pretende ser um "moderno centro de estágio aberto para todas as selecções nacionais e regionais de atletismo, de todas as disciplinas, com meios para alojar, em simultâneo, diversos atletas durante os seus estágios de preparação para as mais diversas provas, contando com equipamentos e meios humanos para todas as necessidades".
 
A candidatura de Domingos Castro tem como mote ‘Movimento de Mudança’ e assenta nos tópicos Mais Proximidade, Mais Financiamento, Mais Apoio, Mais Rigor Financeiro, Mais Qualidades nas Competições, Mais Formação e Mais Apoio.
 
Com Domingos Castro concorrem à direcção da Federação Paulo Guerra, Sara Moreira, Rui Ferreira, Sérgio Guedes e Joaquim Santos (vice-presidentes) e ainda Pedro Oliveira, Albertina Machado, Francis Obikwelu, Carla Sacramento e Carla Tavares (vogais).