Sociedade

 “Memorial ao Bodo” em Abiul não agrada a todos

24 jun 2021 11:43

Peça escultórica foi inaugurada domingo e homenageia a cantaria e olaria de Abiul, mas há quem a critique por se parecer, entre outras coisas, com uma “tampa de sanita”

memorial-ao-bodo-em-abiul-nao-agrada-a-todos
Peça artística foi custeada com fundos europeus, geridos pelo projecto Territórios de Pedra, iniciativa dos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal
CM Pombal

Um conjunto escultórico criado no âmbito do projecto Territórios de Pedra - iniciativa gerida pelos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos e Pombal - está a ser alvo de alguma polémica.

Inaugurada no domingo, dia 20, em Abiul, a intervenção artística Memorial ao Bodo criada com o objectivo de valorizar o património local das artes da cantaria e da calcetaria, não agradou a todos, motivando comentários nas redes sociais e nas conversas quotidianas, que questionam a qualidade da obra e da mensagem que pretende transmitir, além do valor que ela terá custado.

A obra foi criada em colaboração com a Tertúlia Berço da Tauromaquia, sob a coordenação artística do professor de escultura e de cantaria Fernando Freire e representa um bolo de ferradura, “do Bodo”, integrando elementos de olaria e cantaria.

Há quem, nas redes sociais, compare a peça a uma “tampa de sanita” ou faça comentários mais críticos nas páginas geridas por pombalenses que lançam farpas à Câmara Municipal de Pombal por ter permitido uma obra “de mau gosto” e por ter desactivado os comentários na publicação no Facebook da autarquia, que dá conta da presença na inauguração dos autarcas de Pombal Diogo Mateus, Fernanda

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ