Economia

MercoAlcobaça recebe 3,3 milhões de euros para reabilitação

5 ago 2021 16:52

O total de investimento dos 187 projectos na região Centro é de 105 milhões

mercoalcobaca-recebe-33-milhoes-de-euros-para-reabilitacao
Mercoalcobaça
DR
Redacção/Agência Lusa

O MercoAlcobaça, em Alcobaça, vai receber 3,3 milhões de euros, para a reabilitação e refuncionalização do edifício onde está instalado. Esta é uma das obras previstas num pacote que irá financiar quase 190 projectos municipais na região Centro, com um reforço de cerca de 50 milhões de euros. 

Ao todo, serão 187 as iniciativas que vão contar com este acrescento de verba, segundo anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

O projecto com maior investimento será a ampliação e requalificação do Parque Industrial e Empresarial da Figueira da Foz, no distrito de Coimbra, com 4,7 milhões de euros.

A CCDRC explica que “o Programa Centro 2020 aprovou 111 candidaturas nas áreas da regeneração urbana, educação, formação e capacitação, saúde, património (natural e cultural) e áreas empresariais, que representam uma comparticipação de fundos europeus de 36,7 milhões de euros, e reforçou o financiamento em 76 candidaturas já anteriormente aprovadas num montante de 13,8 milhões de euros”.

“Estes projectos (187), enquadrados na contratualização com as comunidades intermunicipais e em avisos de concurso abertos pela autoridade de gestão, são uma resposta do Centro 2020 à necessidade de estimular o investimento público, relevante para a retoma económica e social, tendo em conta o contexto provocado pela pandemia covid-19”, refere a CCDRC.

Citada na mesma nota, a presidente desta comissão de coordenação, Isabel Damasceno, esclarece que os apoios concedidos se destinam “a investimentos em edifícios escolares, centros de saúde, monumentos classificados, formação nas autarquias, intervenção em espaço público”, considerando que “são determinantes para qualificar os territórios, dotando-os de infraestruturas e projetos que melhoram os serviços à disposição das populações”.

“Foram, assim, alocados mais recursos a áreas prioritárias, como a regeneração urbana com mais 17,7 milhões de euros, a formação e capacitação com mais 9,1 milhões de euros, a educação com mais 7,7 milhões de euros, a saúde com mais 1,4 milhões de euros ou património cultural e natural com mais 7,3 milhões de euros”, exemplifica.

Segundo a responsável, “o reforço de financiamento em projectos aprovados de 13,8 milhões de euros significa um reforço da liquidez dos municípios”, uma vez que se está “a criar condições para acelerar a execução dos projetos em curso”.

A CCDRC adianta que são beneficiários destes apoios os municípios (em rede ou parceria), as comunidades intermunicipais e outras entidades previstas na contratualização com estas últimas entidades.

O total de investimento dos 187 projectos é de 105 milhões, de acordo com informação da CCDRC.