Sociedade
Milhares de alunos e professores vão ser Guardiões das Dunas em Leiria
Actividade pretende sensibilizar para a importância das dunas como barreira natural contra a erosão costeira
As acções irão decorrer em vários dias até Março, estando a primeira agendada já para o próximo dia 4 de Fevereiro, e conta com a parceria do Instituto de Conservação e Natureza das Florestas (ICNF).
Guardiões das Dunas é uma actividade que pretende sensibilizar para a "importância das dunas como barreira natural contra a erosão costeira e como habitat de espécies autóctones, e a envolvência dos participantes na plantação de espécies, como o estorno, fundamentais para a fixação destes espaços e protecção da linha costeira".
"Pretende ainda promover o conhecimento sobre as ameaças às dunas, boas práticas de conservação e o papel de cada cidadão na defesa do património natural, bem como reforçar a colaboração entre as várias entidades e com a comunidade, potenciando o envolvimento ativo de todos na proteção do ambiente", refere a Câmara de Leiria num comunicado.
Segundo a autarquia, esta iniciativa insere-se na estratégia municipal de valorização do património natural e de sensibilização ambiental, reforçando o compromisso de Leiria com a sustentabilidade e a protecção dos recursos naturais.
"Ao envolver a comunidade educativa, contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e activos na defesa do ambiente."