Sociedade

Ministério corta financiamento de projecto de música na Batalha

24 fev 2024 10:03

O projecto Orquestrar actua junto de crianças dos 2.º e 3.º ciclos do Centro Escolar da Batalha

ministerio-corta-financiamento-de-projecto-de-musica-na-batalha
Projecto Orquestrar já iniciou este ano lectivo
DR
Inês Gonçalves Mendes

O Ministério da Educação cortou o financiamento ao projecto Orquestrar, que actua junto de crianças dos 2.º e 3.º ciclos do Centro Escolar da Batalha, o que coloca em risco a viabilidade das aulas de música que este ano lectivo já começaram.

Durante a última reunião de câmara da Batalha, o vereador Carlos Monteiro referiu que a Direcção-Geral da Educação comunicou à autarquia o corte do financiamento de 75 mil euros, que não está incluído no Orçamento de Estado para 2024 devido ao processo de transferência de competências para os municípios.

A decorrer desde 2021, o projecto Orquestrar resulta de um protocolo celebrado entre o Ministério da Educação, o Agrupamento de Escolas da Batalha e o Conservatório de Artes e Música do Centro.

“A escola manteve [este ano lectivo] o projecto, partindo do pressuposto que o Ministério da Educação ia continuar a financiar”, acrescentou Carlos Monteiro.

O Orquestrar envolve quatro professores e 35 alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Agrupamento de Escolas da Batalha, e tinha já como objectivo estender a oferta para cerca de 600 alunos do 1.º ciclo, com o apoio de 17 professores.

O executivo camarário da Batalha, perante este “problema”, está a avaliar se o Orçamento Municipal permite incluir o financiamento de 75 mil euros para dar continuidade ao projecto, e será apresentada uma proposta para próxima reunião de câmara, a 4 de março.

Até lá, as aulas de música vão continuar.