Sociedade

Ministério da Educação esclarece obras nas escolas de Leiria

20 jan 2020 17:45

Bloco de Esquerda pressionou governo para não esquecer outros estabelecimentos de ensino

ministerio-da-educacao-esclarece-obras-nas-escolas-de-leiria
A Escola Secundária Afonso Lopes Vieira foi a única secundária da cidade de Leiria que não foi alvo de obras pela Parque Escolar
Ricardo Graça

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, admitiu, no Parlamento que estão reprogramadas - e não garantidas - obras de requalificação em três escolas de Leiria, adianta um esclarecimento do gabinete do Ministério.

"Nós propusemos para reprogramação três escolas no distrito de Leiria: Escola Básica (EB) D. Dinis, a Escola Secundária Afonso Lopes Vieira e a EB nº 2 de Marrazes. Nós fizemos a nossa parte, porque na definição de prioridades os autarcas também têm um papel relevante. São eles que acabam por mobilizar o dinheiro e nem sempre as prioridades são as mesmas, o que é natural, mas obriga necessariamente a negociação. Nós fizemos a nossa parte, mas continuamos a ter estas escolas nas nossas prioridades, para podermos ter verdadeiramente aqui um conjunto de intervenções", referiu o governante após ter sido interpelado por Ricardo Vicente, deputado do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia da República eleito pelo círculo de Leiria.

Num nota enviada pela concelhia de Leiria do BE é referido que Ricardo Vicente lembrou ao ministro que o BE fez recentemente um levantamento dos estabelecimentos de ensino que necessitam de obras e, além destas três escolas, constatou com são necessárias intervenções na EB da Carreira, na EB Dr. Correia Mateus, na EB e Secundária Henrique Sommer e no Agrupamento de Escolas de Caranguejeira e Santa Catarina da Serra.

“Todas tinham necessidades de melhoria de isolamento, pequenas obras e de requalificação informática. Identificámos amianto em todas, com as excepções das escolas Caranguejeira e Santa Catarina da Serra”, refere a mesma nota.