Sociedade
Ministério Público arquiva inquérito por suspeita de desvio de donativos em Pedrógão
Em comunicado, a autarquia refere que o Ministério Público concluiu a "inexistência de indícios de crime".
"A Procuradoria da República da Comarca de Coimbra arquivou o inquérito que tramitou sob o processo n.º 4628/18.4T9CBR na 3.ª Secção do DIAP de Coimbra e que tinha sido aberto “... na sequência de notícia publicada, em 28.07.2018, no Jornal Semanário Expresso, levantando a suspeita de desvio de donativos, em dinheiro e em bens materiais, efectuados na sequência do incêndio de 17.06.2017 que afectou, nomeadamente, o concelho de Pedrógão Grande."
Em documento enviado para as redacções, a Câmara de Pedrógão Grande refere que o Ministério Público, por despacho datado do dia 26 de Fevereiro, concluiu que "não resultou demonstrado o desvio de qualquer verba doada, fosse por parte da autarquia ou por outrem", adiantando que "todos os cheques recebidos foram depositados em conta, o mesmo sucedendo com os donativos em dinheiro confirmados".
"Concluiu também que os montantes depositados na conta aberta junto do BPI com a designação 'Município de Pedrógão Grande – Incêndios 2017' se mantêm intocados. Da mesma forma, não se confirmaram as suspeitas de desvios de bens materiais, designadamente os enviados por uma imobiliária, apurando-se que afinal não se trataram de 19 camiões, mas apenas de um, e que os materiais destinados à Câmara Municipal de Pedrógão Grande - com vista a equipar as casas em reconstrução - se encontram em armazém. E por isso, no despacho final, o Ministério Público (MP) determinou o arquivamento do inquérito em face da inexistência de indícios de crime."