Sociedade
Ministro da Educação defendeu em Leiria um Serviço Nacional de Educação
Tiago Brandão Rodrigues visitou a Escola das Colmeias no âmbito das comemorações dos seus 20 anos
O ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues defendeu hoje em Leiria um Serviço Nacional de Educação. “Apostamos num Serviço Nacional de Educação que nos aproxime dos 50% de alunos do ensino secundário inscritos no importante ensino profissional e que providencie aos cidadãos um serviço público de qualidade desde a base, estando particularmente atentos às assimetrias na rede escolar entre o interior e o litoral”, disse Tiago Brandão Rodrigues, durante o seu discurso na abertura do seminário “Que Educação e Escola Pública no Futuro próximo?”.
Para o ministro, “a necessidade deste Serviço Nacional de Educação é grande”, logo “a resposta é ambiciosa”. “Não poderá jamais existir um verdadeiro Serviço Nacional de Educação sem um profundo e estrutural reforço da equidade das nossas escolas. Era, e é, urgente introduzir equidade no sistema educativo. Começou-se, pois, o caminho para colocar a equidade como valor central na educação”, reforçou.
Tiago Brandão Rodrigues salientou ainda que “não se pode resolver os problemas do passado e trabalhar com empenho sobre as dificuldades do presente sem pensar a escola de amanhã e ter um foco preciso sobre qual será o nosso futuro próximo”.
“A escola pública é verdadeiramente o centro do nosso Serviço Nacional de Educação e com isso reforçamos a centralidade no Serviço Nacional de Educação”, rematou.
Leia mais na edição da próxima semana