Sociedade

Miriam Leal, Jovem Autarca de Pombal, quer ajudar jovens a construir o futuro

8 fev 2023 15:03

Aluna do curso de ciências e tecnologias do Colégio João de Barros toma posse na sexta-feira, dia 10

miriam-leal-jovem-autarca-de-pombal-quer-ajudar-jovens-a-construir-o-futuro
Inês Santos, Miriam Silva e Manuel Moderno, jovens autarcas de Pombal
CM Pombal

Miriam Pereira Leal é aluna do curso de ciências e tecnologias do Colégio João de Barros, nas Meirinhas (Pombal), e tem três propostas para ajudar outros jovens a construir um futuro no concelho. 

Quando tomar posse como Jovem Autarca de Pombal, no dia 10, sexta-feira, irá colocar em prática o seu programa “E o futuro? Construímos juntos?”

A candidatura da jovem prevê três medidas principais para o mandato. A primeira proposta consiste na organização de uma semana desportiva, durante a qual serão realizados torneios de diversas modalidades, visando sensibilizar para o combate ao sedentarismo.

A segunda será a criação de uma caixa de sugestões, por uma plataforma online, para que “os jovens coloquem as suas dúvidas e enviar comentários e opiniões sobre o que é feito, ou possa a vir a ser feito, no concelho”.

Propõe, ainda, a organização de uma Feira de Futuro, com o intuito de “informar os jovens, e esclarecer dúvidas, acerca das opções disponíveis à saída da escolaridade obrigatória”, como a prossecução de estudos no ensino superior.

O Jovem Autarca de Pombal é um programa promovido pelo segundo ano, pelo município, cujo fim passa por "motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável", com defesa dos seus direitos e assunção dos deveres".

A tomada de posse será presidida por Pedro Pimpão, presidente da Câmara Municipal, pelas 17:30 horas, no café-concerto do Teatro-Cine de Pombal.

A nova Jovem Autarca, sucede a Sara Gaspar, e elege ainda como bandeira a valorização das propostas dos jovens e “incluir todos os que querem dar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho de Pombal”.

Miriam Leal foi eleita com 419 votos, enquanto Inês Santos e Manuel Moderno, alunos da Escola Secundária da Guia e do Instituto D. João V (Louriçal), respectivamente, foram eleitos vereadores.

Os restantes candidatos: Beatriz Silva, Ivo Jorge, Dinis Marques, Telmo Silva e Diogo Rebola constituem a Assembleia de Jovens Autarcas.