Economia
Missão empresarial chinesa reforça laços com Figueiró dos Vinhos para eventuais investimentos
Presidente da Câmara considera “apoio ao investimento e às empresas é uma prioridade” para o concelho
Uma missão empresarial chinesa da área dos óleos naturais visitou hoje Figueiró dos Vinhos e empresa Scents From Natura, numa iniciativa que pode contribuir para que surjam novos investimentos no futuro.
"Esta visita resulta de relações estabelecidas entre uma empresa recém-instalada no concelho de Figueiró dos Vinhos e uma empresa de Macau. Espero que desta visita possam resultar bons motivos para aqui voltarem acrescentando assim capítulos à já secular história comum entre Portugal e a China”, afirmou Jorge Abreu, na recepção à comitiva.
O presidente da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos adiantou que a instalação da empresa Scents From Natura no concelho teve o apoio do município “desde a primeira hora”, representando “um exemplo do que se pretende em matéria de investimento”.
A Scents From Natura é “uma empresa exportadora, que utiliza tecnologia inovadora e com uma capacidade de utilizar um recurso natural local, introduzindo, por essa via, mais valor acrescentado na economia da região”.
“Figueiró dos Vinhos é um concelho de dimensão geográfica e populacional reduzida, mas possui uma estratégia e uma ambição de crescimento e desenvolvimento oposta à sua pequena dimensão. De uma forma gradual e consistente, temos implementado uma dinâmica de investimento público e privado, compatível com a nossa ambição”, destacou o autarca.
Para Jorge Abreu, o “apoio ao investimento e às empresas é uma prioridade” para Figueiró dos Vinhos, pois, acredita, que essa é a melhor forma de criar “desenvolvimento económico e bem-estar social para as populações”.
“Hoje, Figueiró dos Vinhos é um concelho aberto e preparado para acolher investimento”, sublinhou.
A acção foi promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) para possibilitar de forma mais eficaz a cooperação na área dos produtos de aroma natural entre a China, Macau e Portugal, a Associação Industrial de Aroma Natural de Macau da China (AIANMC), em colaboração com a Associação Empresarial para a Cooperação entre a Lusosfera e a China (AECLC).
Em 2023, através da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) e da AECLC, foi estabelecido um protocolo de representação da empresa portuguesa Scents From Nature pela empresa Francine Chicard, de Macau, “com o objetivo de promover os produtos aromáticos portugueses no mercado chinês, utilizando a Região Administrativa de Macau como plataforma comercial”, informou a CIMRL em comunicado.
Por iniciativa conjunta da CIMRL, Município de Figueiró dos Vinhos e da AIANMC, esta missão, composta por empresas chinesas do setor, foi convidada a visitar fornecedores e produtores na Europa, nomeadamente em Portugal.
“Esta visita tem como objectivo conhecer a plantação e as instalações de produção de óleos essenciais naturais, bem como avaliar a sua qualidade e capacidade de produção, além de obter informações sobre o ambiente de investimento em Portugal”, refere a nota de imprensa da CIMRL.
A delegação é composta por 24 representantes da associação e por empresários de 11 empresas provenientes da China e de Macau.