Economia

Missão potencia relações económicas com Biscarrosse

30 mai 2016 00:00

Pombal acolhe autarcas franceses

missao-potencia-relacoes-economicas-com-biscarrosse-4230

 Potenciar as relações económicas, comerciais e turísticas entre Pombal e Biscarrosse, localidades geminadas desde 1984, é o objectivo da missão empresarial que está desde terça-feira naquele concelho.

A missão é composta por três fases: a primeira, em curso, contempla a apresentação das empresas, produtos e serviços de Pombal aos autarcas de Biscarrosse. Segue-se a definição, selecção e convite a empresários franceses para visitarem aquele município e conhecerem as empresas, produtos e serviços.

Em Setembro, espera-se que os empresários franceses visitem Pombal. Na terça-feira a comitiva francesa, encabeçada pelo presidente da câmara de Biscarrosse, vereadores e elementos da Pays Landes Nature Cote D'Argent, entidade intermunicipal de desenvolvimento regional que engloba vários municípios da Costa Sudoeste de França, foi recebida nos Paços do Concelho de Pombal.

“Não tenho dúvidas de que esta oportunidade que ambos criámos será importante para reforçar os laços entre os dois países, sendo também importante para os empresários”, disse na altura Diogo Mateus, presidente da autarquia.

Alain Dudon, autarca de Biscarrosse, lembrou as condições económicas e financeiras “complicadas” vividas pelos dois países e considerou que este tipo de relação económica/comercial entre municípios geminados “é importante” para ambas as partes. “Espero que esta acção, única desde o início da geminação, venha a ter o devido reconhecimento”.

Esta iniciativa - a primeira que se realiza no âmbito da geminação entre Pombal e Biscarrosse - “permitirá dinamizar sinergias ao nível da actividade económica e turística e, também, estabelecer relações comerciais entre empresas”, diz a Câmara de Pombal.

Do programa, preparado conjuntamente com a Associação de Amizade Pombal – Biscarrosse, constam visitas a  22 empresas do concelho, que abrangem vários sectores de actividade.

A comitiva visitou ainda locais turísticos e ficou a par dos investimentos que estão a ser realizados pelo município, por forma a potenciar também o negócio na área do turismo.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.