Sociedade

Mobilis aos domingos e feriados com menos de 4 passageiros por viagem

30 jun 2022 12:05

Utilização em novos horários “abaixo” das expectativas

mobilis-aos-domingos-e-feriados-com-menos-de-4-passageiros-por-viagem
Ainda este ano, o Mobilis passará a ter duas viaturas eléctricas
Ricardo Graça
Maria Anabela Silva

Nos primeiros meses de funcionamento aos domingos e feriados, o Mobilis transportou, em média, menos de quatro passageiros por viagem. Os dados facultados pela Câmara de Leiria revelam que, entre Janeiro e Maio, naqueles dias viajaram no Mobilis 14.033 pessoas, o que dá uma média de 3,93 passageiros “por circulação em todas as linhas”.

O vereador com o pelouro dos Transportes Públicos, Luís Lopes, reconhece a “baixa” utilização ao domingo e feriados, iniciada em Dezembro último, com a procura a ficar “aquém das expectativas”. Uma situação que, no seu entender, se pode explicar pela “ainda falta de confiança” no uso de “equipamentos e infra-estruturas com elevado número de pessoas devido à pandemia de Covid-19”.

O autarca aponta também como causas da fraca procura dos novos horários “a dificuldade em mudar hábitos relativamente à mobilidade e manutenção da utilização de transporte próprio de forma regular”.

Apesar do reduzido número de utilizadores, Luís Lopes faz um balanço “positivo” da mudança, que permitiu “disponibilizar” novos horários, respondendo a “algumas solicitações” de munícipes. Por outro lado, embora ainda pouco expressivo, tem-se registado um crescimento “gradual” de utilização do Mobilis ao domingo e feriados, salienta o vereador.

Segundo os números facultados pela autarquia, em Janeiro, registou- se uma média de 2,8 passageiros por viagem ao domingo e feriados, enquanto em Maio, o número subiu para 4,9.

O vereador adianta que as alterações se manterão “até que esteja concluído” o estudo sobre o transporte público urbano em Leiria, que deverá ficar terminado dentro de um ano e que determinará a revisão de “linhas, frequência, tipologia de veículos, informação e outros aspectos inerentes ao Mobilis”. O objectivo, explica Luís Lopes, é tornar o sistema “mais eficiente e aumentar o nível de confiança dos actuais e futuros utilizadores”.

Já este mês, foi efectuada uma alteração do circuito da linha 7 do Mobilis, “de forma a ligar a escola de ténis RSCL [Racket Sports Clube de Leiria]”, localizada no Azabucho, Pousos, “ao centro da cidade”.

O vereador dos Transportes revela que “ainda em 2022” a rede Mobilis passará a incluir dois autocarros 100% eléctricos.

Oposição pede plano de mobilidade para o concelho
 
Seis anos depois do polémico plano de mobilidade de Leiria, que acabou na gaveta, os vereadores do PSD, pela voz de Álvaro Madureira, entendem que é chegado o tempo de o município delinear uma estratégia para o concelho. “Andamos com remendos e não temos um plano integrado para todo o município”, criticou o vereador durante a última reunião de câmara, onde exortou o presidente de câmara a “não ter medo” de trazer o assunto à discussão pública. Em resposta, o vereador Luís Lopes referiu que, além do estudo em curso sobre a rede Mobilis, as autarquias que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria estão a articular as carreiras urbanas e que serão feitos ajustes aos transportes escolares já no próximo ano lectivo. Por seu lado, o presidente da câmara referiu que além da melhoria dos transportes públicos, as prioridades do município na área da mobilidade passam pela “resolução de alguns problemas” na cidade e pela criação de um sistema de empréstimo de bicicletas eléctricas e de estacionamentos periféricos.