Sociedade

Moradores da Guia lançam petição contra nova unidade da Lusiaves

21 jun 2021 14:58

Associação teme que infra-estrutura de processamento de produtos à base de carne traga implicações ambientais, no aquífero da Mata do Urso, e na qualidade de vida dos habitantes da vila

moradores-da-guia-lancam-peticao-contra-nova-unidade-da-lusiaves
Futura unidade será criada junto à Zona Industrial da Guia
DR

A criação de uma nova unidade do Grupo Lusiaves, junto à Zona Industrial da Guia (Pombal), continua a motivar contestação.

A Associação de Moradores e Amigos da Guia, Oeste (AMAGO) criou uma petição intitulada Diga não à Instalação de uma Unidade de Processamento de Produtos à base de Carne da empresa Lusiaves junto ao tecido urbano da Vila da Guia e a Defesa do Sistema Aquífero Leirosa – Monte Real e conta, neste momento, com 920 assinaturas.

A AMAGO pede, neste documento, que a Assembleia Municipal de Pombal recomende à Câmara Municipal que:

1) Não apoie qualquer implementação industrial que pretenda um licenciamento industrial do tipo 1;
2) Reforce as medidas previstas e implementadas com vista à sustentabilidade, preservação e salvaguarda futura do Sistema Aquífero Leirosa – Monte Real (Sistema Aquífero da Mata do Urso)”.

"Além das preocupações que esta implementação traz, tanto ao nível do urbanismo como da qualidade de vida dos que habitam a vila da Guia, acresce a elevada preocupação com o aquífero da Mata do Urso, pela importância que tem no contexto do abastecimento de água não só no concelho de Pombal como ao concelho de Leiria, que eleva estas preocupações também ao nível ambiental", pode ler-se no documento."

A AMAGO sublinha que "todas estas questões são direitos constitucionalmente consagrados e que serão violados com esta implementação, a troco de nada".

A unidade de produção alimentar que o Grupo Lusiaves irá construir na zona industrial da Guia, em Pombal, representará um investimento superior a 15 milhões de euros e criará cerca de 100 postos de trabalho.

Aos receios da população e de alguns autarcas, a Lusiaves tem respondido com garantias de que adoptará as medidas e as tecnologias necessárias para minimizar eventuais impactos.

Leia mais sobre este assunto - Investimento de 15 milhões da Lusiaves na Guia criará 100 postos de trabalho