Sociedade

Moradores felizes, bares desesperados e PSP pede tempo

27 fev 2020 14:39

O novo regulamento dos horários de funcionamento dos estabelecimentos de venda ao público no concelho de Leiria entrou em vigor em Novembro e o impacto já se faz sentir

moradores-felizes-bares-desesperados-e-psp-pede-tempo
Gerentes dos bares da zona histórica de Leiria admitem que o negócio está a tornar-se insustentável

Cerca de três meses depois da entrada em vigor do Regulamento dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos de Venda ao Público e de Prestação de Serviços no concelho de Leiria, que retirou, pelo menos, uma hora de trabalho, os moradores afirmam que, finalmente, conseguem dormir.

Já os gerentes dos bares da zona histórica estão a ter um impacto económico negativo elevadíssimo e admitem que o negócio tornar-se-á insustentável. O caminho será fechar as portas, se nada mudar.

O Comando da PSP de Leiria adverte que ainda é cedo para fazer balanços e os números não mostram diferença entre as queixas apresentadas entre Novembro de 2018 e Fevereiro de 2019 e o período homólogo seguinte.

Segundo os dados enviados ao JORNAL DE LEIRIA , entre estas datas foram registadas três queixas. Quanto ao número de denúncias por agressões ou desacatos, a PSP recebeu quatro no ano passado, valor que subiu para seis.

“Será precoce extrair ilações sobre a eficácia do regulamento em critérios relacionados com a segurança e a protecção da qualidade de vida dos cidadãos, porquanto o período em análise ser manifestamente reduzido”, alerta o comandante.

Neste sentido, “além dos contributos em matéria de segurança e ordem pública a integrar nos procedimentos de alargamento/restrição dos horários de funcionamento, a PSP irá continuar a fiscalizar o cumprimento das disposições do regulamento, bem como do cumprimento das decisões que sejam tomadas no âmbito do regime nele previsto”, acrescenta.

Dormir em sossego

“Finalmente posso dormir.” “A diferença é da noite para o dia.” Os desabafos são de dois moradores na zona histórica de Leiria, que afirmam que passaram a conseguir dormir a partir da 1 hora da manhã, durante a semana, algo que antes era impossível, pois só tinham sossego a p

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ