Sociedade

Morreu Francisco Oliveira Dias

14 jan 2019 00:00

Fundador do CDS, foi deputado constituinte e deputado à Assembleia da República eleito por Leiria.

morreu-francisco-oliveira-dias-9704

Natural de Leiria, o médico e fundador do CDS, que chegou também a presidir à Assembleia da República, Francisco Oliveira Dias faleceu esta manhã, aos 88 anos. O funeral realiza-se esta terça-feira, em Lisboa.

Formado em medicina, com especialização em cardiologia, Francisco Oliveira Dias foi eleito deputado à Assembleia Constituinte, tendo participado na elaboração da Constituição, aprovada em 1975.

Em 2015, a propósito dos 40 anos da aprovação da Constituição, Francisco Oliveira Dias recordou ao JORNAL DE LEIRIA a “intensidade” dos debates na Assembleia Constituinte, sobretudo, nos primeiros tempos. “A revolução ainda estava na rua. Havia muita turbulência, que acabava por passar para o hemiciclo. Com o tempo, o funcionamento dos trabalhos foi-se normalizando”, contava.

O CDS, partido pelo qual Francisco Oliveira Dias tinha sido eleito, votaria contra ao documento final da Constituição, porque “o texto final tinha limites muitos severo à revisão da Constituição”, mas isso não impediu que a aprovação do documento fosse vivida com “grande” alegria no hemiciclo.

“Passámos o dia a cantar o hino nacional. A Constituição era má – e ainda não é boa –, mas era melhor ter uma Constituição má do que não saber o quadro constitucional em que nos movemos. Por outro lado, abriu-se caminho à eleição de um governo de maioria”, recordou o antigo deputado constituinte, em 2015.

Nas eleições legislativas que se seguiram à dissolução da Assembleia Constituinte, o médico foi reeleito suficientemente até 1983 para o Parlamento. Entre 22 de Outubro de 1981 e 2 de Novembro de 1982, assumiu a Presidência da Assembleia da República. Integrou ainda a Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa e foi membro do Conselho de Estado.

Ferro Rodrigues, actual presidente da Assembleia da República, emitiu já uma nota de pesar pelo falecimento de Francisco Oliveira Dias. “Deixa-nos hoje um grande democrata. Um cidadão ao qual o Parlamento e a República muito devem. Deixa-nos hoje um amigo. À sua família e amigos endereço, em meu nome e em nome da Assembleia da República, as mais sentidas condolências”, escreve Ferro Rodrigues.

Também o Presidente da República já reagiu a este falecimento. Numa nota publicada no site da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa diz que Francisco de Oliveira Dias “foi um parlamentar que conquistou o respeito dos seus pares pela sua verticalidade de carácter e pelo seu profundo sentido de serviço público”.

Segundo fonte do Parlamento, citada pela agência Lusa, o corpo de Oliveira Dias chegará esta segunda-feira à Capela Mortuária da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, pelas 17 horas. O funeral realiza-se amanhã no cemitério de Benfica, em Lisboa. A missa de corpo presente será às 10 horas. De acordo com a Agência Lusa, a bandeira de Portugal no Parlamento está a meia-haste desde o início da manhã.