Economia

Mosteiro do Leitão é finalista das 7 Maravilhas

27 ago 2021 18:02

Restaurante da Batalha concorre com prato Estrela do Mosteiro, na categoria carne

mosteiro-do-leitao-e-finalista-das-7-maravilhas
.
DR

Estrela do Mosteiro, prato criado pelo Mosteiro do Leitão, da Batalha, é um dos finalistas das 7 Maravilhas da Nova Gastronomia, na categoria carne, onde o outro finalista é o Naco de Novilho DOP da Malhadinha, do estabelecimento com o mesmo nome, em Beja.

Da autoria de Bruno Figueiredo, Estrela do Mosteiro tem como produtos endógenos o leitão malhado de Alcobaça, azeite e cogumelos.

Depois de terem sido apurados os últimos finalistas, através de votação popular, em directo num programa especial de repescagem a partir da Sertã, transmitido pela RTP, iniciou-se agora a contagem decrescente para a realização da grande final.

Nesta fase do concurso, há dois candidatas por cada categoria: petiscos, vegetariana, vegana, peixe e marisco, carne, cozinha molecular e doçaria, informa uma nota da organização.

A votação das 14 finalistas termina no próximo dia 4 de Setembro durante a Gala da Declaração Oficial, apresentada por Catarina Furtado e José Carlos Malato.

A gala será transmitida pela RTP 1 e RTP Internacional, em horário nobre a partir das 21h.

Das 14 finalistas apuradas nas Pré-Finais e Repescagem, vão ser eleitas pelos portugueses sete iguarias, uma por cada categoria, que serão as 7 Maravilhas da Nova Gastronomia.

“Hoje, mais do que nunca, temos de saber dizer ao mundo que Portugal é o lugar onde melhor se come! Nestas 7 Maravilhas da Nova Gastronomia ninguém fica esquecido”, frisa Catarina Furtado.

A embaixadora das 7 Maravilhas lembra que “temos comida vegetariana, vegana, molecular, sem nunca abandonar as nossas tradições e os nossos produtos da terra e do mar, petiscos e doces”.

“Produtos nacionais confeccionados com originalidade, estética, sustentabilidade, e sobretudo, muito sabor! Sabor a Portugal”, destaca a apresentadora.

“As nove edições das 7 Maravilhas revelaram ao país e ao mundo um Portugal desconhecido na sua natureza e cultura, rico, diverso, inovador embora alicerçado na tradição”, entende José Carlos Malato, também ele embaixador das 7 Maravilhas.

“A edição deste ano dedicada à Nova Gastronomia vai continuar este trabalho de divulgação da excelência dos produtos que estão na base da nossa alimentação tradicional, em diálogo com abordagens mais contemporâneas de nutrição”, diz, citado também naquela nota.