Sociedade

MP investiga "eventual" crime de homicídio por negligência na morte de jovem em colégio

26 mai 2021 20:56

Queda de baliza matou um adolescente de 15 anos em Leiria

mp-investiga-eventual-crime-de-homicidio-por-negligencia-na-morte-de-jovem-em-colegio
O acidente ocorreu no final de uma aula de Educação Física
Ricardo Graça

O Ministério Público (MP) de Leiria anunciou hoje que determinou a abertura de inquérito para investigar a queda de uma baliza que vitimou um jovem de 15 anos, num estabelecimento de ensino, em Leiria.

Segundo a página da Procuradoria da República da Comarca de Leiria, o MP esclarece que o inquérito tem por objecto investigar “a eventual prática de um crime de homicídio por negligência”.

O inquérito ao acidente do aluno, que viria a falecer no Centro Hospitalar de Leiria, é dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Acção Penal de Leiria, com a coadjuvação da PSP de Leiria.

Uma criança, com 15 anos, faleceu, na tarde de terça-feira, após ter sido atingida por uma baliza.

O acidente ocorreu no Colégio Conciliar Maria Imaculada, de Cruz da Areia, em Leiria.

O INEM adianta ao JORNAL DE LEIRIA que, pelas 16:45 horas recebeu um pedido de ajuda para “uma vítima do sexo masculino”.

“Terá ocorrido a queda de uma baliza em cima da vítima”, informa o INEM, que accionou para o local a Viatura de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Leiria, a ambulância do INEM e uma equipa de psicólogos do instituto.

A vítima foi transportada em manobras de reanimação para a urgência hospitalar, chegando já cadáver à unidade, confirmou fonte hospitalar..

"É com profundo pesar que o Colégio Conciliar de Maria Imaculada, em Leiria, comunica o falecimento de um aluno desta instituição, de 15 anos, a frequentar o 9.º ano, na sequência de um acidente ocorrido em circunstâncias ainda por apurar", adianta um comunicado.

O colégio da Cruz d'Areia revela que o "acidente foi comunicado às autoridades educativas, estando a apurar-se as circunstâncias do sucedido, através de um processo de averiguações".

 "A direcção da escola está perplexa, chocada e profundamente consternada com o sucedido, algo nunca ocorrido na escola, ao longo dos seus 79 anos, tendo sido disponibilizado apoio psicológico à família, colegas e comunidade escolar", refere a mesma nota, onde a instituição de ensino apresenta os "sentidos pêsames à família e à comunidade escolar".