Sociedade

Município de Leiria atenta ao mau tempo encerrou polis por precaução

13 dez 2022 20:48

Rio com quota máxima na zona junto ao parque radical e São Romão

Autarquia está atenta às situações pontuais que têm surgido em Leiria
Autarquia está atenta às situações pontuais que têm surgido em Leiria
Ricardo Graça
Autarquia está atenta às situações pontuais que têm surgido em Leiria
Autarquia está atenta às situações pontuais que têm surgido em Leiria
Ricardo Graça

A precipitação que caiu no concelho de Leiria nos últimos dias não provocou situações de maior gravidade, garantiu Luís Lopes na reunião de câmara de Leiria, que decorreu hoje à tarde.

O vereador com o pelouro da Protecção Civil afirmou que o município tem tido “acções preventivas”, que passaram pela “emissão de avisos e comunicação à população” sugerindo “algumas medidas de autoproteção”, mas também pela “monitorização das questões meteorológicas e dos caudais nas principais linhas de água do concelho”.

Segundo Luís Lopes, foram ainda executadas "acções de manutenção e limpeza de sumidores e algumas valetas” e a zona do polis, junto ao parque radical e São Romão, também foi interditada por precaução, uma vez que o rio “está muito próximo da quota máxima”.

O autarca alertou ainda que a situação “instável” da meteorologia tem impedido o melhor pré-posicionamento dos meios, mas acredita que as próximas horas serão de menor pluviosidade.

Durante a madrugada de terça-feira, as ocorrências "foram quase inexistentes". "Com a acumulação de precipitação houve intervenções pontuais. Em Monte Real e Carvide a rua do grupo desportivo foi interditada a circulação, porque se registou alagamento de parte daquela zona com alguns danos nas instalações do clube”, afirmou, ao referir ainda situações em duas ruas na freguesia da Maceira e a inundação de campos agrícolas.

“Ainda bem que assim é porque acaba por servir como bacia de retenção para estas águas”, salientou, ao revelar ainda uma inundação num quarto andar de um apartamento na cidade, devido a problemas no tecto, o que obrigou à retirada de uma pessoa de 80 anos para casa de familiares.

Antes das chuvas, a autarquia tinha também procedido à consolidação de alguns terrenos que foram afectados pelos incêndios deste Verão, nomeadamente na zona de Colmeias e Memória.