Sociedade

Município de Leiria garante que número de lugares vai crescer na Av. Heróis de Angola

24 out 2020 19:29

Vereador Ricardo Santos esclareceu hoje, numa intervenção em directo através do Facebook do Município, a intervenção que está a ser realizada numa das principais vias da cidade

municipio-de-leiria-garante-que-numero-de-lugares-vai-crescer-na-av-herois-de-angola

Ricardo Santos, vereador das Obras Municipais, explicou hoje aos munícipes a intervenção que a autarquia está a realizar na Av. Heróis de Angola, no centro da cidade.  

O autarca garante que o número de lugares de estacionamento vai crescer para 76, uma vez que foram eliminados alguns lugares, que estavam actualmente dedicados a cargas e descargas.  

Haverá, contudo, duas bolsas de estacionamento para cargas e descargas, assegura o autarca.  

A diminuição da poluição ambiental será outro dos resultados da intervenção, uma vez que com a redução do espaço para circulação automóvel, Ricardo Santos acredita que vai obrigar a uma diminuição da velocidade utilizada pelos veículos, o que contribui para uma consequente redução do CO2.  

“A qualidade do ar vai melhorar, assim como ruído. Uma outra mais-valia desta intervenção é o incremento de passagem e circulação pedonal, que ganha cerca de 500 metros quadrados.”  

Segundo Ricardo Santos, intervenção tem três fases distintas, com a primeira a terminar já nos primeiros dias de Novembro e que irá colocar e reparar lancis.

A segunda fase deverá desenrolar-se entre 2 e 6 de Novembro para fresagem e pavimentação da artéria, que inclui o Largo do Comendador José Lúcio da Silva.  

Entre 9 e 20 de Novembro serão executados os restantes trabalhos, entre os quais a marcação viária, a colocação de mobiliário urbano, da ciclovia e das floreiras.  

A ciclovia será criada apenas no sentido norte-sul, mantendo-se o estacionamento nos dois lados da estrada.

 Serão colocados bancos, sanitários públicos e parqueamento para bicicletas, assim como carregadores para estes veículos eléctricos.

“Esta intervenção vai mudar o paradigma desta artéria principal da cidade, que vai desde a Av. Heróis de Angola e o entroncamento com a Rua S. Francisco”, adianta Ricardo Santos, ao informar que serão colocadas romãzeiras e cerejeiras.

Com um investimento de cerca de 300 mil euros, Ricardo Santos afirma que esta é uma obra “rápida e económica” e acabará por ser versátil, uma vez que alguns bancos são modulares, podendo ser transferidos para outro lugar, o mesmo sucedendo com os sanitários públicos.  

Em resposta a alguns munícipes, o vereador diz que a iluminação vai ser melhorada e haverá lugares para deficientes em frente ao teatro e no final da rua.

 O autarca lembra ainda que o edificado privado tem incentivos e benefícios fiscais para poder apostar na sua recuperação.