Sociedade

Município de Leiria promove reciclagem de têxteis junto de escolas

28 set 2022 18:03

Serão colocados contentores nas instalações dos parceiros, incluindo a Câmara de Leiria, com vista à reciclagem e valorização de têxteis

municipio-de-leiria-promove-reciclagem-de-texteis-junto-de-escolas

O projecto-piloto Se Não Vestes, Valoriza vai avançar no início do próximo mês numa parceria entre o Município de Leiria, 15 escolas, sete instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e a spin-off ToBeGreen da Universidade do Minho, que irá recolher, tratar e valorizar os resíduos têxteis.

O objectivo é colocar contentores nas instalações dos parceiros, incluindo a Câmara de Leiria, com vista à reciclagem e valorização de têxteis.

“Precisamos, até legalmente, de criar um circuito de recolha de têxteis, ou seja, reduzir a deposição em aterro. Entendemos que era benéfico que não houvesse só este cuidado de recolha e de criar um circuito, mas que houvesse também uma correta reutilização dos têxteis para reduzirmos o consumo de matéria-prima”, afirma Luís Lopes.

O vereador do Ambiente do Município de Leiria acrescenta que este projecto “acaba por encaixar em todos estes princípios, inclusivamente na sustentabilidade a todos os níveis, económica, mas também social”.

“Ou seja, podemos apoiar as comunidades com maior dificuldade através da cedência e de entrega de roupa em perfeito estado de utilização, mas também de criar novas peças com base em roupa ou têxteis que não podem ser reutilizados, para fins educativos, para novas peças de vestuário, para outro tipo de peças de apoio no dia a dia."

A iniciativa tem um investimento de 23.911 euros, que Luís Lopes acredita ser de retorno, pois “quantas mais toneladas deixarem de ir parar ao aterro, menos custos terá o município”.

Segundo a câmara, Leiria é o primeiro município do distrito a participar neste projecto de valorização de produtos que, de outra forma, iriam parar aos aterros.

Os estabelecimentos de ensino inscritos receberão contentores específicos para recolha de vestuário e têxtil por toda a comunidade escolar, que depois são processadas pela entidade ToBeGreen nos seus centros de tratamento e valorização de resíduos.

O produto final resultante deste processo servirá de matéria-prima para novos produtos, numa lógica de economia circular, que, em função da quantidade recolhida, permitirá distribuir esses novos produtos pelo estabelecimento de ensino participante.

Filipe Falcão, coordenador de operações da ToBeGreen, afirma que a missão da spin-off é “reduzir o impacto dos têxteis no ambiente” e “criar uma economia circular de têxteis em Portugal”, aproveitando o “conhecimento científico do têxtil”.

“Pretendemos educar as novas camadas e as que estão no mercado de trabalho para perceberem que todos os hábitos que temos, nomeadamente no consumo de roupa e moda, podem ser mais responsáveis, e fazer a diferença no futuro para combater as alterações climáticas e, assim, conseguir ter cidades e comunidades mais sustentáveis”, acrescenta.

Qualquer cidadão poderá entregar os têxteis nos pontos de recolha para que estas peças sejam reutilizadas. As escolas e as IPSS vão receber pontos de acordo com o material recolhido, que depois serão convertidos na aquisição de peças recicladas.

Filipe Falcão afirmou que se houver pessoas identificadas com carências sociais a ToBeGreen doará as peças que tiver disponíveis, mantendo o anonimato se a pessoa assim o entender.