Viver

Município de Leiria reforça apoio ao ensino artístico

26 ago 2020 15:46

Projecto Arte Palmas destina-se a 2.000 crianças da educação pré-escolar.

municipio-de-leiria-reforca-apoio-ao-ensino-artistico

Após a avaliação da primeira fase de implantação do programa Arte Palmas, que decorreu no ano anterior integrado nas Actividades de Animação e Apoio à Família, o Município de Leiria vai reforçar o investimento, e generalizar a oferta a todas as crianças dos estabelecimentos públicos da educação pré-escolar do concelho, no próximo ano lectivo.

O programa insere-se na oferta do Projecto Educativo Municipal, eixo Cultura nas Escolas, e visa aproximar a cultura dos cidadãos, desde a mais tenra idade, e promover a educação artística e estética, nomeadamente na área da Música, Dança e Teatro.

Semanalmente serão realizadas duas sessões em todos os jardins de infância, com a duração de 45 minutos.

O desenvolvimento do projeto acontece nos 62 estabelecimentos da educação pré-escolar dos oito agrupamentos de escolas do concelho, destina-se a cerca de 2000 crianças e envolve 12 entidades parceiras locais (seis filarmónicas, duas escolas de música, quatro escolas de dança, e um grupo de teatro).

A estimativa orçamental é de 127 mil euros.

Para a Vereadora da Educação, Anabela Graça, “a aposta do Município em reforçar o apoio e investimento no ensino artístico integra a estratégia de diálogo entre a Educação e a Cultura, consolida o Projeto Educativo Municipal e, ao proporcionar a experiência e educação artística a todas as crianças da educação pré-escolar, visa também a formação de novos públicos, dando um forte contributo para a democratização cultural”.

Além do programa Arte Palmas para a educação pré-escolar, o Município aprovou para o próximo ano lectivo o desenvolvimento do projecto Brincarte, destinado às crianças do pré-escolar e aos alunos do 1.º ciclo com o apoio de 62,5 mil euros aos agrupamentos de escolas.

Continuará também a apoiar com 15 mil euros o desenvolvimento de projectos de teatro nas escolas dos 2.º e 3.º ciclos e secundárias, conducente a mais uma edição do Festival de Teatro Juvenil.