Sociedade

Município de Óbidos adquiriu o Convento de São Miguel das Gaeiras

12 mai 2023 11:18

Escritura foi celebrada ontem, 11 de Maio

municipio-de-obidos-adquiriu-o-convento-de-sao-miguel-das-gaeiras
.
CM Óbidos

Foi ontem, dia 11 de Maio, assinada em Óbidos, a escritura para aquisição pelo município de Óbidos, do Convento de São Miguel, nas Gaeiras, à Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O imóvel, que data dos inícios do século XVII, foi criado como convento franciscano, tendo sido adquirido por 1,1 milhão de euros, com pagamento a ser realizado faseadamente em 10 anos.

O presidente da Câmara Municipal de Óbidos, refere em comunicado, que se trata de um “património riquíssimo que justifica este investimento, não só para a sua recuperação, como para a sua salvaguarda”.

Filipe Daniel reconhece que a autarquia terá de fazer um “forte investimento” na recuperação do imóvel, acrescentando que “quantos mais anos passassem, maior teria de ser a intervenção”.

“O valor proposto era ligeiramente inferior, mas, reconhecendo que a qualidade e potencial do investimento vale a pena, a proposta de pagamento em 10 anos é equilibrada e não coloca em causa outros investimentos necessários para o concelho”, adianta.

O convento, na óptica do autarca, tem “condições ímpares para vários projetos municipais, seja na área da museologia, do desenvolvimento comunitário, ou outras áreas, como a do termalismo, que queremos explorar”.

Convento de São Miguel

Em 1994, a então Associação de Municípios do Oeste adquiriu o edifício, tendo dado início às obras de recuperação e restauro em 1998.

Todo o espaço foi alvo de uma profunda recuperação, que decorreu até ao ano de 2001.

Entre 2009 e 2015, o convento foi utilizado como espaço de incubação, com capacidade para 10 empresas.

Durante cinco anos este espaço serviu de rampa de lançamento da estratégia da Obitec – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, que nasce também em 2009.

Em 2015, com a conclusão dos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, a sede da Obitec mudou e o convento deixou a função de incubadora.

O imóvel tem sido igualmente palco, ao longo dos anos, de diversas iniciativas locais, nomeadamente a grande exposição de presépios das Gaeiras e também várias iniciativas escolares.

Veja Também