Sociedade

Município de Ourém aprova voto de pesar ao "Papa da alegria, da proximidade aos mais pobres e esquecidos"

24 abr 2025 14:34

Autarquia lembra que ofereceu a Chave da Cidade de Ourém a Jorge Bergoglio

municipio-de-ourem-aprova-voto-de-pesar-ao-papa-da-alegria-da-proximidade-aos-mais-pobres-e-esquecidos
A Câmara Municipal de Ourém apresentou um voto de pesar pelo falecimento do Papa Francisco, última reunião de executivo.
 
Numa nota publicada na sua página, a autarquia refere que Francisco marcou o nosso tempo com "uma presença única, feita de simplicidade, alegria, compaixão e coragem".
 
"Numa era marcada por incertezas, desigualdades crescentes e sinais de distopia social, económica e ambiental, destacou-se como uma voz lúcida e profética, profundamente comprometida com os valores da justiça, da solidariedade e da fraternidade universal", sublinha a nota.
 
Segundo a autarquia, ao longo do pontificado, o Papa Francisco foi "incansável na defesa da igualdade entre todos os seres humanos, na promoção da dignidade das mulheres dentro e fora da Igreja, e no apelo à construção de um mundo mais inclusivo, sustentável e humano".
 
A acção de Jorge Bergoglio "ultrapassou fronteiras religiosas e ideológicas, tornando-se referência ética global num tempo em que tantos valores fundamentais se veem ameaçados".

"Francisco foi também o Papa da alegria, da proximidade aos mais pobres e esquecidos, e da esperança activa. Relembrou-nos, com palavras e gestos, que a política deve estar ao serviço do bem comum, e que a dignidade de cada pessoa está no centro de qualquer projeto verdadeiramente humano", destaca o documento.

A Câmara de Ourém recorda as visitas de Francisco a Fátima, no concelho de Ourém, a 12 e 13 de Maio de 2017, na efeméride do centenário das aparições de Nossa Senhora aos três pastorinhos e a propósito das Jornadas Mundiais da Juventude, que decorreram em Lisboa, entre 1 e 6 de Agosto de 2023.

"Tivemos a oportunidade de receber Sua Santidade o Papa Francisco e de entregar a distinção honorífica mais elevada do Município de Ourém, a Chave da Cidade de Ourém, símbolo maior que se destina a galardoar entidades de reconhecida projecção e prestígio e que tenham desenvolvido ou desenvolvam ação meritória e excepcional relacionada com o Município de Ourém", recorda.