Sociedade

Município de Pombal lança OPA Florestal

5 set 2016 00:00

Apresentação acontece hoje.

municipio-de-pombal-lanca-opa-florestal-4920

A Câmara de Pombal vai hoje apresentar, publicamente, pelas 19 horas, a Oferta Pública de Aquisição (OPA) Florestal. Em nota de imprensa, a autarquia salienta que “é a primeira vez no País que um Município apresenta e assume um mecanismo deste tipo de gestão do espaço florestal”.

Com esta OPA, o Município pretende “assumir-se como proprietário florestal, assumindo a gestão e limpeza da sua floresta”. Segundo a Câmara, o objectivo é a constituição de uma bolsa municipal de terrenos florestais, assente numa estratégia de criação de faixas de descontinuidade de combustíveis, que promovam a instalação de espécies autóctones de baixa combustibilidade e inflamabilidade.

A OPA visa ainda a “protecção de infra-estruturas e áreas edificadas, que favoreçam as zonas de interface urbanorural, que se consubstancie na instalação de uma rede de mosaicos florestais; a promoção da criação de condições favoráveis à constituição de Zonas de Intervenção Florestal e a promoção da recuperação de áreas percorridas por incêndios florestais”.

Com este mecanismo de gestão florestal pretende-se a protecção e beneficiação dos recursos hídricos e galerias ripícolas. O concelho de Pombal é ocupado maioritariamente por espaços florestais, que ocupam 52% do território. Não obstante, só 10% desses espaços pertencem ao domínio público.