Sociedade

Município suspende parcialmente projecto ligado à Avenida Heróis de Angola

25 jun 2020 15:10

Esclarecimento do presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, sobre investimento em obras de requalificação no centro da cidade de Leiria

municipio-suspende-parcialmente-projecto-ligado-a-avenida-herois-de-angola
Autarca diz que se impõe rigor na gestão dos investimentos
DR

O presidente do Município de Leiria, Gonçalo Lopes, acaba de anunciar que está suspensa parte da intervenção prevista no projecto de requalificação da Avenida Heróis de Angola e zonas envolventes. Em causa, o investimento a jusante da Avenida Heróis de Angola, até ao Estádio Magalhães Pessoa, cuja estimativa passou de 2,3 milhões para 8,5 milhões de euros. Câmara vai estudar novas soluções.

Ouça na íntegra a mensagem de Gonçalo Lopes, publicada em vídeo no Facebook, há momentos:

Que parte do projecto foi suspensa?

A jusante da Avenida Heróis de Angola, da Praça do Imigrante até ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa, o projecto previa um colector de grandes dimensões para águas pluviais e residuais, a continuar um colector semelhante que será instalado na Avenida Heróis de Angola.

Mas, segundo Gonçalo Lopes, a obra da Praça do Imigrante até ao Estádio Municipal Magalhães Pessoa “está neste momento a ser reavaliada”.

De acordo com o autarca, o Município recebeu esta semana “o projecto final de execução com o valor de 8,1 milhões de euros mais IVA, um valor semelhante ao previsto para a totalidade das quatro zonas aquando da candidatura ao PEDU [Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano]”.

Gonçalo Lopes explica o aumento da estimativa de custos: “Para o apuramento desde custo final nesta zona a jusante da Avenida, o relatório geológico e geotécnico obriga a efectuar uma contenção periférica, do tipo paredes moldadas, a uma profundidade entre os 12 e os 15 metros, para encontrar solo firme para estabelecimento e assentar então o colector”.

Ora, “esta proposta de intervenção fez disparar o custo da estimativa de 2,3 para 8,5 milhões de euros, sendo a comparticipação dos fundos comunitários apenas 400 mil euros”.

O líder do executivo PS adianta que “o Município de Leiria, na sua estratégia de rigor, vai estudar novas soluções que sejam menos lesivas para o orçamento”.

Garante, por outro lado, em resposta à oposição PSD, que esta semana fez um comunicado sobre o caso, “que os fundos comunitários não serão desperdiçados, pois serão canalizados para outros projectos já apresentados à CCDR Centro, também na área da requalificação urbana”.

Alguns já em curso: a requalificação do mercado municipal e a requalificação do percurso Polis.

O projecto de intervenção no eixo urbano da Avenida Heróis de Angola, incluindo as zonas anteriormente mencionadas, será gerido com todo o rigor”, assegura o presidente da Câmara de Leiria.

Gonçalo Lopes acrescenta que o seu antecessor, Raul Castro, “esteve na génese da concepção" do projecto para a zona da Avenida Heróis de Angola, e deixou, também, um legado de rigor e boa gestão.

Este legado de rigor e boa gestão permitiu a recuperação financeira do Município nos últimos 10 anos e está a orientar a gestão deste dossiê”, afirma Gonçalo Lopes.

Todos os projectos do Município serão reavaliados

Na mesma mensagem em vídeo publicada no Facebook, o autarca refere que todos os investimentos estão sob escrutínio.

Importa neste momento que todos os projectos em curso sejam alvo de um processo de reavaliação face ao contexto Covid-19”, de que resultará “uma profunda crise económica e redução das receitas dos municípios”.

O mundo mudou, as prioridades mudaram também, e Leiria não pode fugir a isso”, refere.

Impõe o bom senso que não se comprometa o futuro com projectos que impliquem investimentos que possam diminuir a capacidade de acção do Município num momento de emergência em saúde pública, em que é imperioso acudir às necessidades da comunidade leiriense”, justifica.

São estas as obras que vão acontecer na Avenida Heróis de Angola e zonas periféricas

No contexto Covid-19

Anunciada esta semana, é uma intervenção inserida no projecto Renovar Leiria. E, segundo Gonçalo Lopes, “não deve ser confundida com a outra intervenção de carácter mais profundo e estrutural que está a ser projectada para o eixo urbano da Avenida Heróis de Angola”, numa frase que também pode ser lida como resposta às preocupações do PSD manifestadas terça-feira.

A ideia é avançar no imediato com soluções que contribuam para aprofundar o nível de segurança oferecido à população.

O que está previsto: mobiliário urbano, floreiras e arte urbana, repavimentação do piso com novas marcações e sinaléctica, arborização, casas de banho e construção de ciclovia.

Visa tornar a zona, no imediato, mais atractiva, com impacto na dinamização da oferta comercial e qualidade de vida dos moradores, sem anular estacionamento.

Zona Mouzinho de Albuquerque

Requalificação do espaço público e infra-estruturas enterradas na Rua Capitão Mouzinho de Albuquerque e Rua de São Francisco.

Investimento de 1,8 milhões de euros. Projecto concluído, será apresentado na próxima reunião de Câmara para aprovação e abertura de procedimento de contratação. Candidatura ao PEDU financiada em 85 por cento.

Zona entre a Avenida Heróis de Angola e o Rio Lis

Requalificação do espaço público e infra-estruturas enterradas. Só avança após a conclusão das obras na zona da Mouzinho de Albuquerque.

Zona Avenida Heróis de Angola

Construção de colector de drenagem de águas pluviais e colector de águas residuais, de grande dimensões, em toda a Avenida.

Requalificação e modernização da Avenida.

Só depois de estarem terminadas as duas zonas anteriores.