Viver
Museu Abílio de Mattos e Silva: Óbidos reabre colecção permanente
Criação do serviço educativo marca nova etapa
Está reaberta ao público a colecção permanente do Museu Abílio de Mattos e Silva, em Óbidos. O espaço aborda, nos diferentes pisos, as diferentes dimensões do artista, da cenografia e figurinismo às artes gráficas.
A criação de um serviço educativo marca este novo ciclo. “Reforçando a ligação do museu à comunidade, às escolas, e a todos os públicos, para promover a descoberta, a aprendizagem e o diálogo”, avança a autarquia.
Um dos primeiros projectos do Serviço Educativo do Museu Abílio de Mattos e Silva chama-se Passeio Desenho e pretende percorrer e observar os locais que o artista representa em várias aguarelas. Liderado por Maria Matias, envolve, inicialmente, turmas de 2.º ciclo da disciplina de Educação Visual das escolas de Óbidos.
A obra de Abílio de Mattos e Silva atravessa a cenografia e o figurismo, com expressão nas áreas do teatro, ópera e dança. A par destas, desenvolveu trabalho significativo no campo do design: cartaz, catálogo, livro e publicidade.
Nos dois pisos do museu, destacam-se pinturas sobre Óbidos, que retratam o quotidiano e a ambiência da vila nas décadas de 30, 40 e 50.