Viver
Museus da Batalha e de Fátima distinguidos com os Prémios APOM
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Museu do Santuário de Fátima foram premiados pela Associação Portuguesa de Museologia, numa cerimónia decorrida hoje, no Museu do Ar
Distinguir as instituições museológicas, os seus profissionais e todos os que, de alguma forma, entraram para a cultura em Portugal, é o desígnio dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia (APOM), que hoje reconheceram e distinguiram dois museus da região, numa cerimónia realizada no Museu do Ar, em Pêro Pinheiro.
O Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) foi distinguido nas categorias “Actividade Escolar” e “Edições”, ao passo que o Museu do Santuário de Fátima foi premiado também na categoria “Edições”.
Na categoria “Atividade Escolar”, que reconhece as atividades organizadas por instituições de ensino, durante o ano lectivo, em articulação com instituições museológicas, confiante para o conhecimento dessas instituições, dos seus valores culturais e patrimoniais, o MCCB foi premiado pelo projeto “O Património e a Biodiversidade na Batalha em torno do Rio Lena – Conhecer para proteger”.
O projecto educativo consiste num programa vocacionado para a promoção do conhecimento, a preservação e a divulgação do património cultural e ambiental concelhio, com especial incidência para o Rio Lena. Lançado em 2022, o projeto é desenvolvido pelo MCCB, Município da Batalha e AEB - Agrupamento de Escolas da Batalha.
Após a distinção, o representante do MCCB presente na cerimónia afirmou que “este reconhecimento só traz mais responsabilidade e vontade de continuar a trabalhar dentro dos nossos agrupamentos”. “Só é possível porque existe uma relação de 'ganho-ganho' quer com o museu, quer com o município, e porque o Agrupamento de Escolas da Batalha tem professores fantásticos e alunos fantásticos, que saem da caixa e aceitam os desafios que lhes são lançados.”
Já na categoria “Edições”, que se destina a premiar trabalho autoral e conceitual desenvolvido por um profissional, ou equipa da museologia, que resulta num projeto editorial com características inovadoras e originais no âmbito da atuação dos museus/instituições culturais, o MCCB foi premiado pelo livro “Saltos no Tempo – Uma visita especial ao MCCB”.
Em reação à distinção, Mónica Cardoso, vereadora da Câmara da Batalha, referiu ser “uma honra para o município ver mais uma vez ser atribuída uma distinção ao museu. Uma distinção que traduz um trabalho que vem sendo desenvolvido no âmbito da inclusão desde o seu nascimento, em 2011. Pretende-se com o livro promover a inclusão e o acesso à informação a todos, nomeadamente crianças e jovens invisuais, com dificuldades de aprendizagem, e crianças que ainda não sabem ler ou de outras nacionalidades.”
Também na categoria “Edições”, o Museu do Santuário de Fátima foi premiado pela edição do livro “Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima: as joias e a bala”. “Este livro é já o quinto de uma colecção que está no número seis e que tentamos levar a cabo para dar a conhecer o património do museu”, explicou o representante do Museu do Santuário de Fátima na cerimónia, agradecendo a distinção.
Na categoria trabalho Jornalístico/media, Gonçalo Cardoso foi um dos cinco distinguido. Numa publicação na sua página de facebook, o museólogo, que foi durante anos director do Museu de Arte Sacra e Etnologia de Fátima, explica que o programa “Museus e Companhia” surge de um desafio que lhe foi feito pela diretora da Rádio ABC Portugal, Paula Melo, e com quem partilha o prémio. No ar desde o início do ano passado, o programa emite, em directo, no terceiro sábado de cada mês às 18 horas, com repetição na segunda-feira seguinte às 13 horas ou através da página de internet da ABC Portugal, podendo também aceder ali a todos os programas emitidos.
[Notícia actualizada às 10:15 horas de 27 de Maio, com informação relativa à distinção de Gonçalo Cardoso pelo programa de rádio Museus e Companhia]