Viver

Museus e monumentos. Jornadas festejam património durante três dias

21 set 2023 08:45

Percursos guiados, espectáculos, oficinas e conversas animam as Jornadas Europeias do Património 2023, com a adesão de vários concelhos da região

museus-e-monumentos-jornadas-festejam-patrimonio-durante-tres-dias
No Museu do Vidro, visitas encenadas pelo Teatro à Solta
Ricardo Graça

Quase três dezenas de actividades são oferecidas em Leiria durante as Jornadas Europeias do Património 2023, que se celebram nos dias 22, 23 e 24 de Setembro.

Realce para o dia aberto no sítio arqueológico do Abrigo da Buraca da Moira, num programa que também inclui oficinas, visitas guiadas, exposições, jogos, teatro de marionetas, dança, conversas, cinema e um workshop.

O peddy-paper no Moinho do Papel, uma oficina sobre o reino dos insectos no Castelo de Leiria, o teatro de marionetas O Menino do Lapedo no Museu de Leiria, uma exposição sobre Willy Brandt na Casa-Museu João Soares, danças medievais, um sessão de curtas Monstrinha, a conversa sobre a instalação artística Unificador de Comunidades, performances de Inesa Markava e o percurso Korrodi são outros destaques.

Hoje, quinta-feira, 21 de Setembro, está agendada, através da página de Facebook do Museu de Leiria, a apresentação do projecto do artista plástico Michael Jones McKean sobre a Criança do Lapedo e o Abrigo do Lagar Velho.

Em Leiria, estão envolvidos o Museu de Leiria, o m|i|mo, o Banco das Artes, o Castelo, a Casa-Museu João Soares, o Centro de Diálogo Intercultural de Leiria, o Agromuseu Dona Julinha, o Teatro José Lúcio da Silva, o Museu Escolar e o Moinho do Papel.

Na Marinha Grande, há visitas literárias no Museu Joaquim Correia e visitas encenadas no Museu do Vidro, com o Teatro à Solta, e demonstrações de fabrico de vidro soprado.

No Mosteiro da Batalha, yoga e conversas sobre o património imaterial.

Em Alcobaça, o concerto de Daniel Bernardes no Armazém das Artes, a oficina de experimentação de artigos de junco no Mosteiro de Coz, o percurso orientado à arte pública monumental do escultor José Aurélio e os dias abertos nos museus e monumentos, são algumas das propostas.

Caldas da Rainha, Ansião, Peniche, Pombal, Nazaré e Porto de Mós também aderem às Jornadas Europeias do Património.