Viver

Música da Marvel e DC Comics vai a palco em Leiria para financiar concertos em hospitais

9 fev 2025 11:00

O espectáculo solidário Super Heroes In Concert estreia-se hoje no Teatro José Lúcio da Silva

musica-da-marvel-e-dc-comics-vai-a-palco-em-leiria-para-financiar-concertos-em-hospitais
O projecto reúne 12 músicos este domingo
DR

“Os temas mais icónicos e épicos dos super-heróis da Marvel e DC Comics, numa experiência imersiva e inesquecível, ideal para toda a família” – é assim que a nota de divulgação apresenta o espectáculo Super Heroes In Concert, uma iniciativa do músico Mickael Faustino que se estreia este domingo, dia 9, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria.

Em palco, a evocar, através da música, memórias de filmes e livros de banda desenhada, vão estar 12 músicos (violino, violoncelo, viola, contrabaixo, piano e percussão) do projecto solidário Orquestramente Pop, que leva concertos de bolso gratuitos a crianças, jovens e famílias em hospitais, escolas e unidades do Instituto Português de Oncologia.

Segundo a organização, a receita do espectáculo Super Heroes In Concert do próximo fim-de-semana, no Teatro José Lúcio da Silva, agendado para as 16 horas, será usada, precisamente, para financiar o programa de 50 concertos intimistas a decorrer até ao final de 2025 – que já estão a acontecer, todos os meses, desde Setembro – no IPO de Lisboa e do Porto, no Hospital de Santa Maria, no Hospital Dona Estefânia, no Hospital de São João e nas Casas Acreditar de Lisboa, Porto e Coimbra, entre outros espaços.

“É a continuação daquilo que já tenho vindo a fazer com o InMusic, que é o objectivo de levar a música a todos”, diz Mickael Faustino, que iniciou os estudos musicais na Sociedade Artística e Musical Cortesense, do concelho de Leiria. “Tentar aproximar o público dos artistas”.

À semelhança do que ocorre nos concertos InMusic, por exemplo, no Teatro Miguel Franco, também nos concertos da Orquestramente Pop nos hospitais e IPO’s, em que os músicos são pagos, mas o público tem acesso gratuito, a música é apresentada de forma interactiva e educativa, que permite que as crianças e as famílias conheçam e até experimentem os instrumentos musicais.

“Costumo dizer que os concertos são tão gratificantes como difíceis. Uma pessoa sai de lá mesmo feliz porque animou aqueles meninos. Nós não podemos salvar ninguém com a música, mas, são 25 minutos em que eles não estão a pensar em nada”, comenta Mickael Faustino. “Eles é que são os super-heróis. Eles e as famílias é que estão a passar momentos difíceis”.

Entretanto, a 19 de Abril, outro espectáculo, Sistema Musical, também uma iniciativa de Mickael Faustino, será apresentado no Fórum Lisboa e conta com André Santos, Surma e Bruno Santos, além de Mickael Faustino. Serão apresentados o Planeta Electrónica, o Planeta Trompa, o Planeta Saxofone e o Planeta Guitarra. O repertório pretende revelar histórias e características de cada universo sonoro. Mais uma vez, no final do concerto, as crianças terão a oportunidade de explorar e experimentar os instrumentos.