Viver
Música em Leiria. Maria Mendes com a Filarmonia das Beiras, um coro feminino e uma nova versão de Romeu e Julieta encerram o festival
Figura de proa no panorama do jazz português, a cantora Maria Mendes apresenta um concerto que cruza o jazz com o fado, num formato sinfónico
Saudade, Colour of Love é jazz sinfónico com uma leitura moderna do fado, reúne a cantora Maria Mendes com a Orquestra Filarmonia das Beiras (sob a direcção do maestro António Vassalo Lourenço) e encerra no próximo domingo, 23 de Abril, com início às 18:30 horas no Teatro José Lúcio da Silva, a 41ª edição do Festival Música em Leiria, organizado pelo Orfeão de Leiria.
O concerto baseia-se no disco Saudade, Colour of Love, gravado ao vivo em Amesterdão com a Metropole Orkest dirigida por John Beasley, em que Maria Mendes apresenta novos arranjos para o álbum Close to Me, com o qual venceu o prémio Edison, nos Países Baixos, e esteve nomeada para os Grammy, pelo tema “Asas Fechadas”, de Amália Rodrigues.
“Verdes Anos” (de Carlos Paredes) e a canção tradicional “Quando eu era Pequenina” fazem parte do alinhamento de Saudade, Colour of Love.
A viver nos Países Baixos, Maria Mendes é uma das principais artistas portuguesas oriundas do jazz.
Os últimos dias do festival Música em Leiria oferecem, ainda, a oportunidade de ouvir o grupo vocal feminino Quatro de Nós e presenciar o espectáculo de dança Romeu & Julieta, pelo Quorum Ballet.
O colectivo Quatro de Nós (Daniela Lima, Mariana Inácio, Gabriela Almeida e Jasmim Lester, com Ricardo Costa ao piano) apresenta-se na sexta-feira, 21 de Abril, às 21:30 horas, na Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, com um programa de jazz, música tradicional portuguesa, música antiga e música moderna, que viaja de Tom Jobim a Sara Tavares.
Já o Quorum Ballet, dirigido por Daniel Cardoso, actua no sábado, depois das 21:30 horas, no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, numa produção que procura relacionar o clássico de William Shakespeare com a vida e a sociedade contemporânea.