Sociedade
Na Golpilheira, está para nascer um local que promete ser um ponto de encontro no Verão
O Ecoparque terá um parque de merendas de grande dimensão, capaz de reunir famílias e amigos para convívios de Verão
É uma freguesia que nunca pára, garante o presidente da junta, e em breve, durante o Verão, prepara-se para receber ainda mais movimento.
Está prevista a construção do Ecoparque do Vale do Rio Lena, um local propício para reencontros, convívios em família ou eventos culturais, uma vez que será dotado de infra-estruturas que prometem tornar o espaço num ponto de referência e de paragem no concelho da Batalha.
Segundo o presidente da Junta de Freguesia da Golpilheira, José Carlos Ferraz, este Ecoparque vai permitir que, nos meses de maior calor, a população não disperse à procura de um local para convívios entre familiares e amigos.
“Qualquer pessoa que queira fazer um piquenique com a família tem de sair para outro concelho”, lamenta o autarca, que vê com bons olhos a instalação deste parque na freguesia. Mas alerta: "não é um parque, é um ecoparque, há diferenças”.
Conforme explica o responsável, o ecoparque implica que, durante o Inverno, a natureza cresça por si, sem intervenção humana, uma vez que também é uma altura pouco propícia a convívios ao ar livre. “No Inverno, a natureza vai fruir e a erva vai crescer como tem de crescer, ficando apenas uns caminhos para circular pelo parque”, acrescenta.
Quando as temperaturas começarem a aumentar, o espaço será arranjado para voltar a receber a população. A Golpilheira terá, por isso, o único parque de merendas com maior dimensão no concelho, que será apoiado por uma zona de churrasqueiras, bar e sanitários.
Sendo este um local de lazer, haverá também sombras e um espelho de água – “para as crianças poderem chapinhar”.
José Carlos Ferraz adianta ainda que o Ecoparque terá uma grande zona verde, capaz de receber um palco para a dinamização de espectáculos culturais. Serão 20 mil metros quadrados de espaço, terrenos já adquiridos pela Câmara Municipal da Batalha em 2023, que prometem uma ligação harmoniosa entre a natureza e a ecovia, que passa mesmo ao lado.
Para José Carlos Ferraz, esta será mais uma oportunidade para criar uma maior dinâmica na freguesia que, durante o ano, está sempre em movimento. Ainda há pouco tempo terminaram as Festas em Honra do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e a população já está nas últimas preparações para as Festas em Honra de Nossa Senhora da Esperança, em São Bento, que decorrem entre os dias 22 e 25 de Agosto.
Logo a seguir, no mesmo local, a Junta de Freguesia e a Câmara Municipal promovem um espectáculo de jazz.
“Temos a sorte das pessoas daqui serem bastante unidas e, quando pensamos em qualquer coisa, as pessoas ajudam”, enaltece o presidente da Junta, ao mencionar o entusiasmo com que a população vive e prepara cada festa tradicional.