Viver

“Não conheço melhor forma de iniciar um projecto do que uma folha e um lápis 2HB”

25 mar 2016 00:00

O que me atrai na caça submarina, é a possibilidade de estar imerso num meio em que o espaço e o tempo são totalmente diferentes (Fotografia: Ricardo Graça)
(Fotografia: Ricardo Graça)
(Fotografia: Ricardo Graça)
(Fotografia: Ricardo Graça)
(Fotografia: Ricardo Graça)
(Fotografia: Ricardo Graça)
(Fotografia: Ricardo Graça)

A comunicação de agência é a arte de...

Ampliar as possibilidades de uma empresa ou produto gerar mais clientes e consequentemente, mais negócio.

Quando ouve alguém dizer as palavras "fora da caixa": a) escuta com atenção b) tem um ataque de caspa c) inscreve a pessoa num curso de empreendedorismo.

d) Já foste. Isso não se diz. Ou é-se ou faz-se.

Lembra-se do pedido mais estranho feito por um cliente?

Sim. Foi há muitos anos e respondi que era casado.

Em 1992, ano de fundação da Sistema4, um negócio de comunicação e publicidade na Batalha era o mesmo que uma garrafa de Coca-Cola caída do céu no deserto do Kalahary?

Nem por isso. O Mosteiro emana sensibilidade artística, Nuno Álvares ensina a estratégia, a cultura de João I estimula a criatividade e a Filipa de Lencastre é uma ‘ganda’ maluca.

Entretanto, há vários anos, mudaram-se para Leiria. Uma proposta para o marketing da cidade, sem usar o Castelo nem Eça de Queiroz.

Por acaso até tenho uma ideia interessante estudada e guardada para um eventual concurso público. Mas mais do que uma ideia é preciso definir um pouco melhor o produto a promover e resolver problemas estruturais bem conhecidos.

Quando fazia os primeiros rabiscos, com que profissão sonhava?

Nunca fui racional ao ponto de sonhar com uma só, na verdade, sempre gostei de fazer muitas coisas e diferentes. Já fiz e quero fazer muitas mais.

Ser pai aos 50 anos é a melhor desculpa para continuara desenhar bonecos?

Essa é uma boa perspectiva. O traço está mais firme e evoluído. Em cinco segundos sai um gato, com outros dois até diz miau-miau.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo