Economia

Nerlei proporciona contactos virtuais entre empresas e potenciais clientes estrangeiros

30 nov 2020 15:04

As 11 empresas são oriundas de todo o País e têm negócios no ramo de cutelarias, moldes, metalomecânica, cerâmica utilitária, têxtil, calçado, utilidades domésticas e rochas ornamentais.

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A Nerlei tem já previstas mais três missões virtuais no próximo ano
Ricardo Graça/Arquivo

A Associação Empresarial da Região de Leiria – Nerlei está a dinamizar encontros virtuais entre empresas portuguesas e potenciais clientes nos mercados da Polónia, Canadá e Emirados Árabes Unidos, anunciou hoje aquela entidade.

As 11 empresas são oriundas de todo o País e têm negócios no ramo de cutelarias, moldes, metalomecânica, cerâmica utilitária, têxtil, calçado, utilidades domésticas e rochas ornamentais.

Até ao final do ano de 2020, 11 empresas portuguesas estarão, com o apoio da Nerlei, a estabelecer contactos com mercados estrangeiros, no âmbito de três das missões empresariais virtuais do projeto conjunto de apoio à internacionalização que a Nerlei dinamiza, inserido no COMPETE, refere uma nota de imprensa.

Segundo a Nerlei, no âmbito destas acções, realiza-se esta quarta-feira, uma sessão conjunta de capacitação para a participação em reuniões virtuais, que contará com as presenças, virtuais e simultâneas, das 11 empresas participantes, do presidente da Nerlei, António Poças, e do secretário de Estado da Internacionalização, Eurico Brilhante Dias.

Este encontro, refere a Nerlei, é uma “clara manifestação de vontade do governante em conhecer as empresas participantes e a forma de execução desta tipologia de ações”.

Ainda no âmbito do mesmo projeto – o International Business 2018/2020 – a Nerlei tem agendadas, para o primeiro trimestre de 2021, mais três missões empresariais virtuais com a Suíça, México e Marrocos.

Está também prevista uma missão empresarial física à Polónia, ações que têm os seus custos cofinanciados em 50%, informa ainda a associação empresarial.

O projecto International Business 2018/2020, promovido pela Nerlei, tem como objectivo desenvolver e reforçar as capacidades das pequenas e médias empresas no domínio da internacionalização, contribuindo para o aumento da base e da capacidade exportadora e da visibilidade internacional das empresas nacionais.

É financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de cerca de quatro milhões de euros, dos quais 2.2 milhões de euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.