Economia

No distrito de Leiria 35% das empresas são de serviços

5 fev 2023 15:00

Sociedades mais antigas são as maiores empregadoras

no-distrito-de-leiria-35percent-das-empresas-sao-de-servicos
Firmas criadas no concelho de Leiria são 23% do total distrital
Ricardo Graça/Arquivo

Os processos de insolvência no distrito de Leiria diminuíram 6% durante o ano passado, comparativamente a 2021.

Estes dados estão patentes no relatório Insight View, publicado pela Iberinform, que revela ainda que, nas dissoluções de empresas, também houve uma descida de 17%, durante o mesmo período.

Do lado da constituição de empresas, há 1.712 novas firmas no distrito de Leiria, criadas em 2022.

Trata-se de um aumento de 3% face a 2021, “o que revela o crescente interesse nesta região portuguesa”, refere o relatório Insight View.

Nos 16 concelhos do distrito, a distribuição de empresas é elevada, sendo que Leiria lidera no número de pessoas colectivas de fundo económico, totalizando 32% das empresas, seguida de Alcobaça (12%), Pombal (11%), Caldas da Rainha (11%), Marinha Grande (7%) e Porto de Mós (5%).

Os restantes concelhos contabilizam 22% das empresas e as exportações representam 47% do total do volume de negócios. Sem surpresas e acompanhando a dinâmica nacional, o documento mostra que a distribuição por dimensão de empresa demonstra “uma forte dispersão, onde 85% do tecido empresarial é constituído por microempresas”.

Estas, porém, apenas representam 15% do total do volume de negócios deste território, enquanto as empresas de pequena dimensão são quase 13% do total, cabendo-lhes 37% da facturação.

As empresas médias são aproximadamente 2% do total, com 31% da facturação e as de grande dimensão aparecem em número bastante reduzido, com apenas 0,2% do total de empresas, porém, facturando 17% do volume de negócios.

Atendendo ao sector de actividade, uma em cada três firmas opera na área dos serviços e facturam apenas 9% do total do volume de negócios do distrito. As restantes áreas de negócio em destaque são a construção (13%), com uma facturação de 10% do total de volume de negócios, a indústria (12%), com 33% do total de facturação, e a agricultura e transportes, onde ambas as fileiras representam individualmente 4% do total das empresas e um comportamento semelhante na facturação: 4% e 5%, respectivamente.

Entre as conclusões do Insight View, revela-se que, menos de uma em cada quatro empresas do distrito de Leiria apresenta um nível máximo ou elevado de risco de incumprimento. A maior parte das sociedades comerciais ou em nome individual apresentam um nível médio (42%) ou baixo (35%) de incumprimento.

Outro facto curioso prende-se com o tamanho de acordo com a antiguidade.

Quanto mais antiga a empresa, maior o seu volume de negócios e o número de trabalhadores.

As empresas constituídas no concelho de Leiria, nos últimos quatro anos, representam 23% do total e facturam apenas 3% do volume de negócios, empregando cerca de 6% do total de trabalhadores do distrito.

As que foram criadas entre há cinco e nove anos contabilizam 21% do total, com 9% da facturação e empregam 13% dos trabalhadores.

Já as empresas constituídas entre há dez e 19 anos representam 22% das empresas de Leiria e apresentam 21% do volume total de facturação. 

A empregabilidade é de 23% do total do distrito. Por fim, as entidades com mais de 20 anos representam 33% das empresas de Leiria e uma facturação de 66% do total, empregando 58% do total dos empregados do distrito.