Sociedade

No novo Pesqueiro 25 apanha-se marisco com vista sobre a baía de São Martinho

24 set 2016 00:00

Arroz de lingueirão, cavacos dos Açores, prego de atum em bolo do caco e outras iguarias de chorar por mais.

no-novo-pesqueiro-25-apanha-se-marisco-com-vista-sobre-a-baia-de-sao-martinho-5040

João Mendes e Rodrigo Castelo são amigos de infância e além da cumplicidade construída anos a fio partilham também o gosto pela gastronomia. O primeiro esteve ligado à marisqueira Chapa 7 e o segundo abriu a Taberna ó Balcão, dois restaurantes de créditos firmados em Santarém. No início de 2016, juntaram-se para um novo projecto, que começou a funcionar no passado dia 22 de Junho, em São Martinho do Porto – a marisqueira Pesqueiro 25, onde João Mendes está actualmente aos comandos da gestão e da cozinha, enquanto Rodrigo Castelo se mantém como consultor.

Os comentários dos clientes não enganam: em poucos meses, a casa com vista sobre a baía instalada na Rua Cândido dos Reis logrou arregimentar uma crescente legião de fãs que destacam sobretudo a qualidade e frescura dos produtos, a maioria provenientes da costa portuguesa, a simpatia dos colaboradores e o bom ambiente que ali se vive. Tempo suficiente, entretanto, para estabelecer as primeiras referências na ementa: por exemplo, o lavagante com ovas e o prego de atum em bolo do caco.

Mas há mais. "Temos várias tábuas de marisco, rodízio e o que nos distingue, também, é o arroz de marisco e o arroz de lavagante", descreve João Mendes, que anuncia preços médios por refeição entre 25 e 35 euros por pessoa, isto para quem quer aproveitar a experiência sem preocupações com a factura.

Se é daqueles bons garfos que se faz à estrada por causa de um amor gastronómico, comendo dezenas de quilómetros, ou mesmo centenas, antes de se sentar à mesa, vai gostar de saber que no Pesqueiro 25 encontra arroz de lingueirão e até cavacos dos Açores, entre outras raridades, que justificam recomendações do semanário Expresso ou da revista Sábado.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.