Viver

No País de Alice, de Rui Simões, estreia hoje, também em Leiria

13 out 2022 13:22

O documentário No País de Alice mostra o realizador, Rui Simões, e a filha, Alice, numa viagem através de Portugal, interrompida pela pandemia

Há fotografias a preto e branco e manifestações de rua, barcos sobre o Tejo e moliceiros, pinhais ardidos, fábricas abandonadas, igrejas e ruínas de granito, há ascensores e festas populares, montanhas e limões, vindimas, ovelhas e aves de rapina, há um país inteiro, ou quase, no novo documentário de Rui Simões, que esta quinta-feira, 13 de Outubro, tem estreia comercial, incluindo em Leiria.

No País de Alice, mostra o realizador, Rui Simões, e a filha, Alice, numa viagem através de Portugal, interrompida pela pandemia.

Foi a forma que encontrei de levar a minha filha a conhecer um pouco do país que é o nosso”, explica o cineasta, na declaração que acompanha o dossiê de imprensa.

Encontros passageiros, amigos, paisagens, rituais, num cruzar de estradas ao sabor do acaso do improviso mas também da programação de encontros pensados e desejados. Um filme de família, certamente, um olhar actual sobre o Portugal de hoje, também”, descreve.

Num projecto com início de gravações em 2019, Rui Simões quis proporcionar a Alice, então com 11 anos de idade, “um conhecimento no terreno” do país que habita, “uma ideia mais ampla do que a escola, que é importantíssima, pode dar”, esclarece na conversa com o JORNAL DE LEIRIA.

Uma experiência mais prática, mais directa”, comenta.

O resultado é “um filme de família” que é “um documentário”, com encontros e conversas com figuras como, por exemplo, a pianista Maria João Pires.

É num território fora de Lisboa, que por vezes “está próximo da ruralidade”, que Alice vai a um concerto de rock e se torna protagonista de uma “mistura de histórias” com outros protagonistas, entre eles, pessoas que o pai considerava “importante ela conhecer”.

A viagem foi interrompida em 2020, por causa da pandemia, o que faz com que o filme termine na “intimidade da casa”, a documentar “o que aconteceu às crianças do nosso país” durante os confinamentos gerais.

Rui Simões (Lisboa, 1944), estudou realização de cinema e televisão no Institut des Arts de Diffusion em Bruxelas, Bélgica.

Após a revolução de 1974, regressou a Portugal onde veio a realizar os documentários Deus, Pátria, Autoridade e Bom Povo Português.

Em 1986, criou a produtora de cinema Real Ficção através da qual desenvolve trabalho como documentarista sobretudo ligado a temas sociais e às artes.

Neste momento, encontra-se a preparar a sua primeira longa-metragem de ficção.

No País de Alice, a 13ª longa documental de Rui Simões, estreia hoje, 13 de Outubro, com sessão em Leiria, no Cinema City, às 19:55 horas.