Sociedade
No Solar dos Amigos a receita é a mesma há 43 anos
Na aldeia de Guisado, arredores de Caldas da Rainha, fica um dos restaurantes mais populares do Oeste.
Já existia "um cafezinho", quando o pai de Luísa Nunes acrescentou "uma salinha" para os petiscos, com fado a acompanhar. Há 43 anos. As enguias fritas, o chouriço, o coelho guisado. Com o fundador retirado das lides, ela é hoje o rosto e alma do negócio onde trabalha desde os 13 anos de idade. Sem nunca tirar férias. Mesmo na folga semanal, à quarta-feira, é ali que toma o pequeno-almoço.
Com a fama, muita fama, vieram "mais salinhas". Actualmente são cinco, todas com nomes inspirados na festa brava: a sala do toureiro, do forcado, do cavalo, do cavaleiro e do campino. E dois nomes para designar o mesmo restaurante: Solar dos Amigos e Ilha do Paraíso. Coisas que a razão desconhece, mas o coração explica.
Fados já não há, a não ser em ocasiões especiais, mas, ao fim-de-semana, chegam a ser 200 clientes em simultâneo. Uma autêntica romaria na aldeia de Guisado, arredores de Caldas da Rainha.
Entre os pratos mais procurados, estão a tiborna de bacalhau. "Que é o bacalhau assado com a batatinha a murro, depois leva migas, chícharos, broa esfregada com alho e azeite, legumes", explica Luísa Nunes. E o bacalhau à campino. "Até já fomos à televisão com essa receita".
Os grelhados na brasa são a especialidade da casa: carré de borrego, cascos à Ribatejo, picanha, porco preto. E o bife à forcado, que dá para quatro a cinco pessoas. Meio metro de carne. Tudo isto num estabelecimento inventado para quem gosta de comer muito, e bem, à maneira tradicional.
"Não é nada disso do gourmet, aqui não se passa nada disso", esclarece a proprietária. Com uma única concessão: o menu vegetariano. Ao sábado há cozido à portuguesa, domingo é dia de experimentar o cabrito assado
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.