Viver

Nomes grandes dos metais graves vão tocar no Mosteiro de Alcobaça

27 ago 2023 10:18

A edição de 2023 do Gravíssimo! começa esta segunda-feira, com músicos como Ray Anderson, Shmuel Hershko e Randall Hawes, entre outros

nomes-grandes-dos-metais-graves-vao-tocar-no-mosteiro-de-alcobaca
Ray Anderson, um dos músicos consagrados internacionalmente que vão actuar em Alcobaça
Erika Kapin

O concerto de abertura da 13ª edição do Gravíssimo! realiza-se no Cine-Teatro João d'Oliva Monteiro (segunda, 28 de Agosto, às 21 horas) e junta o colectivo Mr. SC & The Wild Bones Gang com os convidados André Melo, Randall Hawes, Shmuel Hershko, Ray Anderson, Rúben da Luz e Rui Bandeira.

Organizado pela ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes, o Gravíssimo! decorre entre 28 de Agosto e 1 de Setembro e volta a reunir as componentes de academia e festival.

Ao todo, estão agendados cinco concertos, que incluem apresentações no Mosteiro de Alcobaça e no Museu do Vinho.

“Nesta edição recebemos alguns dos mais reputados artistas internacionais dos metais graves, como Ray Anderson (director de Estudos de Jazz na Stony Brook University, Nova Iorque), Shmuel Hershko (Israel Philharmonic Orchestra 1978— 2019), Randall Hawes (Northwestern University Bienen School of Music e Detroit Symphony Orchestra 1985—2020), François Thuillier (Orchestre d'Harmonie des Gardiens de la Paix e director artístico dos festivais Jazz à Montonvillers e Amiens Joue des Cuivres) e An thony Caillet (Orchestre de Paris, Orchestre National de France e Ensemble Inter-Contemporain)”, anuncia-se na nota de divulgação.

No plano nacional, a organização destaca Ricardo Carvalhoso (Escola Superior de Música Franz Liszt, Weimar e solista de tuba na Munich Philharmonic), Ricardo Antão (ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e Universidade de Aveiro) e AndréMelo (Solista de trombone na Komische Oper Berlin).

Com direcção artística de Sérgio Carolino e Hugo Assunção, o Gravíssimo! é um projecto dedicado às tubas, trombones e eufónios que apresenta, em 2023, novidades na vertente academia, através da realização de sessões individuais que complementam as sessões dedicadas à música em conjunto.