Sociedade
Novas creches dão resposta a mais de 200 crianças
Apesar de o projecto da Associação da Loureira estar “bastante avançado” não se prevê que fique concluído antes de 2024.
O concelho de Leiria irá aumentar a oferta para mais de 200 crianças com a construção e ampliação de novas creches, cujos projectos foram aprovados, no âmbito do financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência.
Ana Valentim, vereadora da Acção Social na Câmara de Leiria, revelou, na última reunião do executivo, que houve sete candidaturas aprovadas, mas uma delas desistiu.
A Samvipaz - Associação de Solidariedade Social “teve um problema com o projecto”, pelo que “não avançará com a creche”. “Está em cima da mesa poderem fazer uma ERPI [Estrutura Residencial para Pessoas Idosas] que era a resposta que pretendiam avançar”, precisou.
O projecto tipo elaborado pela câmara para a criação de creches está dividido em três grupos etários e dimensionado para 42 crianças. Lotação que poderá aumentar com a nova portaria da Segurança Social.
Três instituições vão beneficiar deste projecto tipo: a Academia Cultural e Social da Maceira, o Centro Social Paroquial Paulo VI e a Associação de Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Freguesia da Barreira.
Com projectos próprios foram aprovadas as respostas da Fundação Santa Margarida do Arrabal, da AMITEI - Associação de Solidariedade Social de Marrazes e da Associação de Desenvolvimento Social da Loureira, “esta última a quem o município cedeu uma escola desactivada para implementação de uma creche”.
Apesar de o projecto da Associação da Loureira estar “bastante avançado” não se prevê que fique concluído antes de 2024.