Viver

Nove surpresas de Leiria nos concertos do festival A Porta

12 mai 2022 11:05

Organização anuncia o francês Ryder the Eagle e a lusodescendente Blu Samu no cartaz de música

nove-surpresas-de-leiria-nos-concertos-do-festival-a-porta
Sean Riley & The Slowriders, em Junho, no palco do Jardim Luís de Camões
Ana Viotti

Tocaram em Leiria no mês de Março, mas num evento fechado da iniciativa A Música Dá Trabalho, na Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo. O concerto no próximo mês de Junho é o primeiro concerto em Leiria, aberto ao público, de Sean Riley & The Slowriders, depois do lançamento do álbum Life, em 2021. A banda fundada em Coimbra mas com ligações a Leiria através dos músicos Afonso Rodrigues, Filipe Rocha e Nuno Filipe é uma das principais apostas do festival A Porta em 2022. O cartaz de concertos acaba de ser revelado pela organização e inclui mais de 30 nomes, entre eles, Salvador Sobral com André Santos, Club Makumba e Titica, que já tinham sido anunciados há um mês.

Além de Sean Riley & The Slowriders no Jardim Luís de Camões, há nove projectos de Leiria nos concertos do festival A Porta. Pela primeira vez ao vivo, João Marques (First Breath After Coma) e Roberto Oliveira (Whales) dão a conhecer na Stereogun a sonoridade electrónica da colaboração a que chamam Sfistikated e, noutra estreia, Luís Jerónimo e Rui Gaspar apresentam na antiga pousada da juventude de Leiria o espectáculo desenhado de raiz para o disco 10, criado pelos artistas da Omnichord para celebrar o décimo aniversário da editora. Fundador dos Phase, o guitarrista Ricardo Fiel leva ao palco do Jardim Luís de Camões o EP a solo Hope, editado em 2021 como Moon Cowboy, enquanto o colectivo All Them Lucky, que junta Pedro e Alexandre Lorga, Carolina Sobreira, André Pires, Nuno Dionísio e Bruno Damásio, mostra a respectiva fórmula de indie rock, rock progressivo e punk rock no Centro Cívico, por onde também vai passar a multi-instrumentista e compositora Natércia Lameiro, com reminiscências do fado ao Brasil e da Turquia aos cantos polifónicos de todo o mundo. Já na Stereogun, actuam o rapper e produtor Jaime Miguel e a também rapper Lil Mami Barbz, enquanto dois dos famosos jantares do festival A Porta em casas particulares recebem Marciano e Ruben David Marques.

Entre 12 e 19 de Junho, há oportunidade para descobrir novos discos de bandas nacionais – é o caso de Dandruff, dos Fugly – e também propostas do lado de lá da fronteira. As estreias internacionais em Leiria incluem o francês radicado no México Ryder the Eagle e a soul com hip hop da luso-descendente Blu Samu. Já os sons de Silvino Branca resultam de influências que remontam a Cabo Verde.

De muito mais perto, chega o pianista e compositor Daniel Bernardes, natural do concelho de Alcobaça e actual director artístico da Leiria Cidade Criativa da Música Unesco, e a cantautora Bia Maria, de Ourém.

Na lista que a organização do festival divulgou esta quinta-feira, descobrem-se, ainda, Lince, Éme e Moxila, Catarina Branco, Sreya, Melquiades, Pedro Branco, Odete, Muco, Meta_, Musas do Absurdo, Manel Ferreira, Travo e o coro AdesbAcapella.

Num regresso também às festas e ao clubbing, o festival A Porta 2022 prevê uma edição especial da Partimento, orientada por Progressivu e DJ Adamm, sets da dupla Trigo & Moço e do colectivo Surto e uma noite da responsabilidade do colectivo Musiqu3.

Salvador Sobral e André Santos reabrem a antiga pousada de juventude, enquanto Club Makumba e Titica actuam no Jardim Luís de Camões.