Viver

O ano em que as marionetas de Alcobaça receberam um convite do Presidente da República

30 dez 2022 09:00

S.A. Marionetas terminam 2022 com 89 apresentações em cinco países, incluindo as festas de Madrid e o Coliseu do Porto

o-ano-em-que-as-marionetas-de-alcobaca-receberam-um-convite-do-presidente-da-republica
Cerca de 25 mil pessoas viram em 2022 as produções da S.A. Marionetas
JORNAL DE LEIRIA

No último mês de Abril, a companhia S.A. Marionetas recebeu um convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para jantar no Palácio Nacional da Ajuda, num evento em honra do presidente de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, convite que José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre encaram como um “reconhecimento do trabalho desenvolvido na recuperação do Teatro Dom Roberto e na sua preservação, divulgação e internacionalização”.

Ainda em 2022, mas em Junho, o colectivo de Alcobaça apresentou-se pela primeira vez no Coliseu do Porto, no espectáculo O Retábulo do Mestre Pedro, de Manuel de Falla, com a Orquestra Filarmonia das Beiras.

No mês seguinte, Julho, a companhia abriu o festival Veranos de la Villa, na Plaza de España, em Madrid, com a produção Lúmen.

A celebrar 25 anos de actividade em 2022, a S.A. Marionetas chega aos últimos dias de Dezembro com 89 apresentações em 63 localidades de cinco países: Portugal, Tunísia, Espanha, São Tomé e Príncipe e Polónia.

Foi também, sem dúvida, o ano em que tivemos mais público a assistir às nossas produções”, referem José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre, numa nota de imprensa.

As 10 produções em itinerância originaram 18.860 quilómetros de carro e 23.904 de avião e permitiram a presença em diversos festivais, em Portugal e no estrangeiro.

Lúmen, espectáculo comunitário de marionetas que atingem os cinco metros de altura, circulou por Espanha e Portugal.

Em Outubro, José Gil, Natacha Pereira e Sofia Vinagre organizaram a 25ª edição do festival Marionetas na Cidade, durante o qual foi descerrada, na rua Dr. José Nascimento e Sousa, uma placa comemorativa dos 25 anos da companhia e do primeiro aniversário da entrada para Inventário Nacional de Património Cultural e Imaterial do Teatro Dom Roberto.

“Depois deste ano cheio de emoções e aventuras e sendo impossível quantificar um número certo porque muitas das apresentações são na rua, ficamos com uma estimativa que viram as nossas apresentações cerca de 25.400 pessoas”, anuncia o colectivo.

“Obrigado à DGArtes/Ministério da Cultura pelo apoio na internacionalização, à Conteúdos Mágicos pela aventura de fazermos quatro Lúmens no mesmo ano e aos municípios e teatros que nos receberam nas várias produções ao longo do ano. Um agradecimento especial ao Município de Alcobaça por sempre, em 25 anos, ter apoiado este projecto, à União de Freguesias de Alcobaça e Vestiaria por desde o início ter acreditado em nós e a todos os comerciantes, empresários, artistas e cidadãos comuns que continuam a fazer este caminho connosco”.