Abertura

O dia em que o distrito (e o País) saiu à rua para a “festa” das primeiras eleições livres

24 abr 2025 08:00

Há 50 anos, o País mobilizou-se como nunca para as primeiras eleições livres. Pela voz de alguns eleitores do distrito, recordamos esse dia “memorável”, em que houve filas para votar, mas, sobretudo, uma “alegria esfuziante”

o-dia-em-que-o-distrito-e-o-pais-saiu-a-rua-para-a-festa-das-primeiras-eleicoes-livres
Eleições para a Assembleia Constituinte, Fotografia de Miranda Castela, 1975-04-25 © Arquivo Fotográfico da Assembleia da República, PT-AHP/MC/R325
Miranda Castela
Maria Anabela Silva

Foi uma sexta-feira diferente aquela que os portugueses e os leirienses viveram a 25 de Abril de 1975. Após vários adiamentos, as eleições para a Assembleia Constituinte realizavam-se, finalmente, para escolher os 250 deputados que iriam elaborar e aprovar a Constituição, naquele que foi o primeiro sufrágio livre.

Conscientes do momento histórico que estavam a viver, os portugueses e, claro, os leirienses, mobilizaram-se para participar na “festa da democracia”, a expressão mais usada pelas pessoas ouvidas pelo JORNAL DE LEIRIA para descrever esse dia. A mobilização foi tal que o nível de votação (91,66% no País e 90,33% no distrito) nunca mais foi igualado.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ