Abertura
O dia em que o distrito (e o País) saiu à rua para a “festa” das primeiras eleições livres
Há 50 anos, o País mobilizou-se como nunca para as primeiras eleições livres. Pela voz de alguns eleitores do distrito, recordamos esse dia “memorável”, em que houve filas para votar, mas, sobretudo, uma “alegria esfuziante”

Foi uma sexta-feira diferente aquela que os portugueses e os leirienses viveram a 25 de Abril de 1975. Após vários adiamentos, as eleições para a Assembleia Constituinte realizavam-se, finalmente, para escolher os 250 deputados que iriam elaborar e aprovar a Constituição, naquele que foi o primeiro sufrágio livre.
Conscientes do momento histórico que estavam a viver, os portugueses e, claro, os leirienses, mobilizaram-se para participar na “festa da democracia”, a expressão mais usada pelas pessoas ouvidas pelo JORNAL DE LEIRIA para descrever esse dia. A mobilização foi tal que o nível de votação (91,66% no País e 90,33% no distrito) nunca mais foi igualado.
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.