Viver

O mundo empresarial como palco. Rosários 4 e o fio condutor entre a Manufatura e a arte performativa

6 ago 2023 17:00

Trabalhadores “foram muito receptivos e generosos, na partilha e entrega”

o-mundo-empresarial-como-palco-rosarios-4-e-o-fio-condutor-entre-a-manufatura-e-a-arte-performativa
Foto: Rosários 4
DR
Jacinto Silva Duro

A Rosários 4, empresa especializada no fabrico e tingimento de fios para tricot, crochet e Arraiolos, sediada em Mira de Aire (Porto de Mós), foi palco, na sexta-feira da semana passada, de uma apresentação especial da iniciativa Manufatura, co-produzida pelo Leirena Teatro – Companhia de Teatro de Leiria em parceria com a Nerlei – Associação Empresarial da Região de Leiria.

Através de uma residência artística, o encenador Eduardo Molina orientou os trabalhadores desta unidade fabril, que foi o primeiro mecenas a acolher um projecto num contexto de aproximação do mundo empresarial à arte performativa, promovido pelo Leirena.

Juntos, percorreram um labirinto criativo, com o(s) fio(s) da Rosários 4, como condutor.

Molina conta que os trabalhadores “foram muito receptivos e generosos, na partilha e entrega”, que resultaram numa nova abordagem do espectáculo multidisciplinar A Infinda Apetência da Luz e do Sol.

Uma narrativa dramática de leitura obrigatória serviu para uma conversa de peito aberto entre os operários e Eduardo.

“Quis saber as partes do texto que mais lhes tinham ressoado no peito. Depois, escrevi um texto para cada um dos participantes, onde mesclei narrativa ficcional e realidade, fazendo com que se identificassem com o papel.”

O nervoso miudinho e o medo do palco foi ultrapassado, as rotinas foram aprendidas e bem oleadas.

Na sexta-feira, estava tudo pronto.

Primeiro houve uma apresentação “privada”, para os restantes trabalhadores da Rosários 4 e familiares e, depois, houve outra para o público da vila.

Contas feitas, mais de 150 pessoas assistiram ao Manufatura, que teve ainda como parceiro a DGArtes.