Saúde

O que são golpes de calor?

11 set 2016 00:00

Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamento da insolação

o-que-sao-golpes-de-calor-4972

No passado domingo, um militar natural da ilha da Madeira morreu devido a um golpe de calor depois de um treino do curso de Comandos, informava o Exército. Mas de que se trata então um golpe de calor?

De acordo o Manual MSD, o golpe de calor, mais conhecido por insolação, “deriva de uma prolongada exposição ao calor e na qual uma pessoa não pode suar o suficiente para fazer descer a sua temperatura corporal”.

O mesmo documento sublinha que a insolação pode desenvolver-se rapidamente, requerendo tratamento intensivo e imediato. “Se uma pessoa estiver desidratada e não puder suar o suficiente para arrefecer o seu corpo, a temperatura corporal pode atingir níveis perigosamente elevados e provocar um golpe de calor”, especifica o manual.

“Certas doenças, como a esclerodermia e a fibrose quística, diminuem a capacidade de sudação e, consequentemente, aumentam o risco de ocorrer um golpe de calor”, acrescenta. Quanto aos sintomas, podem ser: dor de cabeça, vertigens ou fadiga, diminuição de sudação, pele quente, avermelhada e geralmente seca, ritmo cardíaco acelerado, aumento do ritmo respiratório e temperatura corporal que depressa ascende a 40º ou 41º. Com temperaturas tão elevadas, podem verificar-se lesões nos órgãos internos. Assim, “o golpe de calor pode provocar alterações permanentes ou a morte se não for tratado de imediato”, salienta o Manual MSD.

Caso não seja possível transferir a vítima rapidamente para o hospital, o tratamento passa por “envolvê- la em lençóis ou panos molhados, submergi-la num lago, num riacho ou numa banheira de água fria e, inclusivamente, arrefecê- la com gelo enquanto se espera a transferência”, acrescenta a mesma fonte, onde se explica também que, “é possível que o doente precise de receber medicamentos por via endovenosa para controlar as convulsões”.