Sociedade
O que têm em comum biólogos, chefs e um ilustrador científico?
Projecto desenvolvido pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, de Peniche
O que pode juntar biólogos,chefs de cozinha e um ilustrador científico?
Pista: nasceu em Peniche... Nenhuma ideia?
Pois bem, chama-se Do Mar ao Prato – biologia, ilustração e gastronomia é um dos mais recentes projectos desenvolvidos pelo MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche.
De acordo com o professor Sérgio Leandro, coordenador do projecto, trata-se de um livro onde se faz um levantamento de várias espécies que compõem a fauna marítima da região Oeste, 11 peixes, dois crustáceos (lagosta e percebes) e um molusco (polvo), e onde a cada uma das espécies são dedicadas quatro páginas.
Além da caracterização biológica da espécie (habitat, local onde pode ser capturado, informação sobre a longevidade máxima registada ou mínimos legais de tamanho para captura), cada um dos exemplos está acompanhado pela devida ilustração científica.
Além disso, para cada espécie, é ainda traçado o respectivo perfil nutricional e são apresentadas duas receitas diferentes, uma delas tradicional, a outra mais arrojada.
Desta forma, explica o coordenador do projecto, alcançou-se uma obra “inovadora, que congrega diferentes abordagens” e que cumpre diversos objectivos: aumentar o conhecimento do público sobre os recursos, potenciar a consciência ambiental e a valorização da gastronomia da região.
Para alcançar estas metas foram reunidos esforços de uma equipa multidisciplinar: Sérgio Leandro (biologia); Paulo Maranhão (biologia), Pedro Salgado (ilustração científica), Patrícia Borges (chef responsável pela abordagem das receitas tradicionais), António Alexandre (chef responsável pela abordagem da cozinha de autor), também Catarina Barraca e Catarina Correia (ambas investigadoras bolseiras).
Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.