Viver
Óbidos eleita vila literária pela UNESCO
'The Creative Cities Network' agrupa 69 localidades mas diversas áreas culturais
A UNESCO Creative Cities Network (UCCN), criada em 2004, escolheu esta sexta-feira Óbidos como uma das “cidades da literatura”, no âmbito da rede mundial The Creative Cities Network, que agrupa 69 cidades em diferentes áreas, da gastronomia ao artesanato, passando pela literatura.
Óbidos é a 12.ª classificada na lista da organização, ao lado de Edimburgo (Escócia), Melbourne (Austrália), Iowa City (EUA), Dublin (Eire) Reiquejavique (Islândia), Norwich (Inglaterra), Cracóvia (Polónia), Heidelberg (Alemanha), Dunedin (Nova Zelândia), Granada (Espanha) e Praga (República Checa).
A The Creative Cities Network - Crafts & Folk Art, Design, Film, Gastronomy, Literature, Music and Media Arts integrava, até hoje, 69 cidades com um objectivo comum: “colocar a criatividade e as indústrias culturais no centro dos seus planos de desenvolvimento a nível local e cooperar activamente a nível internacional”, segundo comunicado da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura), com sede em Paris.
A candidatura de Óbidos, de acordo com a autarquia, estava a ser desenvolvida desde 2011, numa parceria com o editor José Pinho, da Ler Devagar.
Agência Lusa/Jornal de Leiria