Economia

Óbidos Parque ensina jovens a construir e programar "robots"

30 mar 2023 14:25

Quatro empresas de software e de hardware, a Impactwave, a Jsio, a Gadget Priority e a R&S Tech, participam na iniciativa

obidos-parque-ensina-jovens-a-construir-e-programar-robots
.
Fotografia de: Ilya Pavlov@Unsplash

A deCode - Academia de Programação e Robótica, iniciativa do Óbidos Parque, inicia amanhã, dia 31, uma oficina para a introdução e desenvolvimento de competências em Programação e Robótica.

Esta formação acontecerá nos edifícios centrais do parque e é destinada a jovens dos 11 aos 18 anos.

Durante três meses, "os participantes terão como desafio montar e programar o seu próprio “RO-Bot”, um carro que pode ser personalizado, e que será construído a partir de um kit", refere a organização em nota.

Os mais novos aprenderão a escrever código e conceitos básicos de programação.

A academia deCode foi criada em 2015 e é uma aposta do parque tecnológico na continuidade da formação em linguagens de programação e robótica com aplicação prática.

A edição deste ano conta com o envolvimento de quatro empresas de software e de hardware da comunidade empresarial residente, a Impactwave, a Jsio, a Gadget Priority e a R&S Tech, responsáveis pelo desenho e idealização do veículo, pela produção de todos os componentes e pelo desenvolvimento da app que comandará o robot.

As inscrições podem ser feitas até ao dia 30 através do endereço de email susana.abrantes@obidosparque.com.

A iniciativa conta com o apoio do INOVC+, programa para a implementação e consolidação de um ecossistema regional de inovação inteligente cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. 

O Óbidos Parque é um dos fundadores da rede InovC, liderada pela Universidade de Coimbra, e que conta com 19 entidades parceiras.

deCode - Academia de Programação e Robótica

Custo: 150 euros + IVA (inclui as 12 sessões e o kit)

Duração: 12 semanas (uma sessão por semana, em dia a definir com os pais)

Horários: período compreendido entre as 17:30 e as 19 horas

Materiais necessários: telemóvel (computador é opcional)